06/05/2021 às 20:59, atualizado em 06/05/2021 às 21:37

Combate à violência tem área nova em hospital do Paranoá

Espaço dedicado ao atendimento de vítimas passou por reformas e já está funcionando

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

O Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica, mais conhecido como Cepav Girassol, foi inaugurado nesta quinta-feira (6). A unidade, que funciona no Hospital da Região Leste (HRL), no Paranoá, ganhou um ambiente agradável e mais aconchegante para receber e acolher os pacientes que necessitam desse serviço.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, visitou a unidade acompanhado da secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua. Até a semana passada, ela ocupava o cargo de  superintendente da Região de Saúde Leste, que  engloba o HRL. Eles inauguraram oficialmente o novo espaço, cuja reforma ocorreu por meio de uma parceria da ONG Amigos da Vida em conjunto com a CNP Seguros.

Placa de boas-vindas do Cepav Girassol, que recebeu adequações físicas para dar maior acolhimento e conforto para as vítimas de violência | Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Saúde-DF

[Olho texto=”“O Cepav é um trabalho essencial para a saúde pública, pois atende muitas mulheres vítimas de violência” ” assinatura=”Osnei Okumoto, secretário de Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Cepav Girassol recebeu adequações físicas para dar maior acolhimento e conforto para as vítimas de violência atendidas na unidade, prezando pelo conforto da equipe multidisciplinar que trabalha no espaço. Foram feitos reparos na estrutura e as paredes foram pintadas de tons pastéis.

“O Cepav é um trabalho essencial para a saúde pública, pois atende muitas mulheres vítimas de violência. Quero parabenizar o trabalho belíssimo de todos os servidores e agradecer a colaboração da ONG Amigos da Vida em estar nos ajudando com a reforma de vários Cepavs”, afirma Okumoto.

Para Cristiano Ramos, presidente da ONG Amigos da Vida, ajudar esses espaços é algo de extrema importância, pois são locais que acolhem muitas vítimas de violência doméstica, principalmente durante a pandemia, em que aumentaram os casos. “Entendemos a importância e necessidade do atendimento multidisciplinar para essas mulheres, por isso esse é o quarto espaço que ajudamos a reformar”.

[Olho texto=”“Pretendemos criar aqui 50 leitos, sendo pelo menos 15 de UTI. Como é um espaço grande e do lado do centro cirúrgico vai ser fácil puxar a rede de gases” ” assinatura=”Sidney Sotero, superintendente substituto da Região Leste” esquerda_direita_centro=”direita”]

Visita à Superintendência

Após a inauguração, o secretário, juntamente com a secretária-adjunta Raquel Beviláqua e o superintendente substituto da Região Leste, Sidney Sotero, visitaram as novas instalações da Superintendência, agora no prédio em que funcionava uma agência do BRB. O local é amplo e será destinado para a Assistência. “Pretendemos criar aqui 50 leitos, sendo pelo menos 15 de UTI. Como é um espaço grande e do lado do centro cirúrgico vai ser fácil puxar a rede de gases”, explica Sotero.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com ele, a previsão é de que o espaço seja ampliado em duas fases, com a abertura de 20 leitos na primeira fase e o restante na segunda.

*Com informações da Secretaria de Saúde