Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
08/05/2021 às 16:20, atualizado em 09/05/2021 às 00:11
O observatório apresenta uma jornada pelo Sistema Solar, dois meses após a suspensão das atividades por conta da pandemia
Você sabe a quantidade de combustível necessário para chegar até a Lua? E por que a missão para Marte é uma missão só de ida? Então, pronto. Curiosidades como essas são decifradas na nova exposição do Planetário de Brasília – Uma viagem no espaço-tempo: embarque nessa jornada. Iniciada neste sábado (8), ela marca a reabertura do observatório após dois meses fechado.
Ainda pela manhã, a mostra já ganhou a atenção de pessoas que buscam uma diversão em tempos de muito sol. A família do empresário Adalberto Xavier, 43, veio do Lago Norte conhecer essa “viagem” pelos planetas, ouvir sons dos corpos celestes e matar a saudade.
“Desde os sete anos de idade não vinha aqui. Não lembrava de muita coisa e achei fantástico”, alegra-se. “Gostei, por exemplo, de aprender quanto tempo leva na velocidade da luz para ir da Lua a Saturno”, conta ele.
Servidora pública, a esposa dele, Mariana Xavier, 38, se dividiu entre cuidar das duas filhas pequenas e apreciar a exposição. “Tem muita coisa que a gente busca no Google. Mas, aqui é diferente. Sabemos mais sobre o espaço com informações precisas”, aponta.
[Olho texto=”“Muita gente já sabe como é a Lua e também já a viu. Porém a ideia é dar uma nova interpretação sobre a Lua” ” assinatura=”João Kerginaldo, membro da equipe científico-pedagógica do Planetário” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Telescópios disponíveis
A jornada começa com a observação da Lua, a partir da utilização de modelos, fotos e dinâmicas. Em seguida, uma passagem pelo Sistema Solar. Um conjunto de telescópios também estão expostos. Além disso, uma rápida visita à cúpula do Planetário, onde sons similares aos produzidos pelos astros são destaque.
Informações relevantes sobre o espaço sideral são trazidas pelos monitores que conduzem a visitação. “Muita gente já sabe como é a Lua e também já a viu. Porém a ideia é dar uma nova interpretação sobre a Lua”, explica João Kerginaldo, membro da equipe científico-pedagógico do Planetário. “Saber, por exemplo, em quanto tempo levaria a luz pra chegar da Lua até aqui?”, complementa.
Medidas de precaução contra a covid-19
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
O Planetário havia interrompido as atividades em março deste ano, devido às medidas restritivas de funcionamento impostas pela pandemia. Mas retorna em grande estilo e sem esquecer das providências de precaução contra o coronavírus como a assepsia dos espaços, o uso obrigatório de máscara e álcool em gel pelos espectadores, entre outras.
O acesso também está sendo controlado para evitar aglomerações. “A entrada é dividida em grupos, segundo a ordem de chegada. Além do que, é uma mostra que dura no máximo 30 minutos para que as pessoas possam curtir de forma segura e dar lugar às outras”, finaliza Kerginaldo.
Serviço
Planetário de Brasília (Exposição -“Uma viagem no espaço-tempo: embarque nessa jornada”)
Endereço: Setor de Divulgação Cultural – Via N1 – Eixo Monumental
Funcionamento: 3a feira a domingo, inclusive feriados, de 9h às 17hs
Entrada gratuita