11/05/2021 às 13:10, atualizado em 11/05/2021 às 16:56

Central Única das Favelas recebe doações do GDF

Famílias de cinco regiões no DF receberão, neste fim de semana, kits de higiene do comitê Todos Contra a Covid

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Em mais uma ação de proteção contra a covid-19, o comitê Todos Contra a Covid entregou, na manhã desta terça-feira (11), 10 caixas contendo 220 unidades de álcool gel, além de máscaras e cartilhas informativas sobre a doença, aos representantes da Central Única das Favelas (Cufa) do Distrito Federal. Os insumos serão distribuídos, pela central, a partir desta sexta-feira (14) às famílias residentes em cinco regiões: Pôr do Sol/ P Sul/ Vila Madureira; Gama; Planaltina; Samambaia e Itapoã.

O vice-governador, Paco Britto, coordenador do comitê, recebeu os cinco representantes desses locais na Residência Oficial do Lago Sul. No total, a Cufa atende 14 regiões no DF.

O vice-governador, Paco Britto, coordenador do comitê, recebeu os cinco representantes desses locais na Residência Oficial do Lago Sul. No total, a Cufa atende 14 regiões no DF | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Presente ao evento, o presidente da instituição do Distrito Federal, Bruno Kesseler, reconheceu a importância dessa parceria com o comitê e agradeceu ao vice-governador, em nome da Cufa distrital e também da nacional. “Estamos passando por um momento especial, desde o ano passado [devido à pandemia]. Essa parceria é fundamental para minimizar os impactos [sociais]”, revelou.

Segundo Bruno Kesseler, até o momento, desde a criação em março de 2020 da campanha Cufa Contra o Vírus – que tem o intuito de arrecadar alimentos e produtos de higiene e de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade social -, mais de 120 mil famílias foram atendidas e cerca de 900 toneladas de alimentos já foram distribuídos pela organização às pessoas nessas condições.

Um pouco sobre a Cufa

Trata-se de uma organização brasileira, que existe há 20 anos, reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Em relação à Cufa local, há mais de cinco anos a equipe trabalha para criar chances e abrir portas para a profissionalização, aprendizado e conhecimento aos jovens.

Comitê

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O comitê Todos Contra a Covid foi criado pelo governador Ibaneis Rocha, pelo decreto n°40.611, de 9 de abril, e é coordenado pelo vice-governador Paco Britto, para atuar no fomento ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e assim diminuir os danos causados por esta doença.

Entre as doações mais importantes, por meio do comitê, estão o hospital acoplado de Ceilândia e, o mais recente de Samambaia, também acoplado, que deverá ser entregue à população ainda nesta semana. Os dois hospitais ficarão como legado à população do DF e juntos oferecerão cerca de 200 leitos. As extensões do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) ocorreram com recursos da iniciativa privada, sem nenhum gasto do Governo do Distrito Federal.