11/05/2021 às 12:26, atualizado em 11/05/2021 às 12:52

Flores começam a embelezar a Candangolândia

Novacap e administração regional plantam duas mil mudas pela cidade para colorir o dia a dia dos moradores

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Dia a dia, as ruas e praças da Candangolândia vão ficando mais coloridas. Em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a administração local está plantando quase duas mil mudas de flores em diversos pontos da cidade. São espaços que estavam com a grama prejudicada e um aspecto ruim, mas agora começam a ganhar nova vida.

Equipes cuidam do plantio: pouco a pouco, espaços que estavam em más condições vão ganhando nova vida | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

[Olho texto=”“O objetivo é deixar a Candangolândia mais colorida e bem-cuidada” ” assinatura=”José Luiz Rodriguez, administrador da Candangolândia ” esquerda_direita_centro=”direita”]

Já foram plantadas 900 mudas, todas doadas pela companhia. São 765 celosias e 135 da espécie zínia laranja. E a administração já solicitou outras 900, para embelezar mais pontos. Dois locais receberam as flores: o canteiro na saída sul da Candangolândia, próximo ao viaduto, e o balão central da cidade, vizinho ao Corpo de Bombeiros. Em breve, todas vão brotar.

A iniciativa agradou à analista de orçamento Denise Emilio, 38 anos, moradora da Quadra 3. Fã de plantas, ela conta que o novo visual fará bem à cidade. “Isso é o paisagismo, é deixar a cidade bonita e com o aspecto de limpa”, acredita. “Precisamos zelar pelo local onde moramos, e as flores vão deixar a cidade linda, assim como a gente vê em outros locais de Brasília”.

O canteiro localizado na saída da região administrativa (RA) precisou ser cuidado antes do plantio. Uma equipe da Novacap eliminou os formigueiros e limpou o local. Em seguida, entrou em ação um time composto por cinco servidores da administração e reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) para posicionar as mudas.

Segundo o administrador da Candangolândia, José Luiz Rodriguez, os próximos canteiros a serem cuidados serão os da Praça da Bíblia e o que fica ao lado do Banco de Brasília (BRB). “Ao longo do plantio, percebemos que íamos precisar de mais mudas para esses dois lugares”, conta. “O objetivo é deixar a Candangolândia mais colorida e bem-cuidada”.

Manutenção constante

A Novacap conta com dois viveiros onde são preparadas as mudas para o plantio em todo o DF. Nesses locais, feitas realizadas pesquisas agronômicas e experimentações de novas espécies que possam se adaptar às condições locais climáticas e de solo. Os viveiros atendem a todas as 33 RAs.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a técnica do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) Constância Macedo, a companhia avalia os locais onde os órgãos vão plantar e se há condições de manter as espécies, antes de doar as mudas. “Vivemos um período de início de seca e, portanto, é muito importante a irrigação quase que diária e a retirada de espécies invasoras”, explica.

Além dos quatro pontos que receberão flores, Macedo informa que a área da Feira Permanente da Candangolândia também passou por cuidados. Uma equipe do DPJ renovou o gramado, além de colocar no local mais de 200 unidades das plantas barba-de-serpente e crótons.