14/05/2021 às 16:12

Caesb substituirá ramais em Samambaia e Ceilândia

As obras, que devem durar 60 dias, vão diminuir os vazamentos nas tubulações de água sem gerar custo para os clientes

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Na próxima segunda-feira (17), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) inicia a quarta etapa do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais. O objetivo da ação é diminuir os vazamentos nas tubulações de água e, consequentemente, o índice de perdas da companhia, o que resultará em maior confiabilidade do sistema de fornecimento.

[Olho texto=”“As duas cidades foram escolhidas por apresentarem infraestrutura mais antiga, que demanda maior manutenção pelo elevado índice de vazamentos da tubulação”” assinatura=”Mauro Laerte, superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul da Caesb ” esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma das metas do plano é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF. Ao todo, serão substituídos 588 ramais nessa quarta fase, com duração aproximada de 60 dias. Em Samambaia, serão substituídos 301 ramais, sendo 114 na QR 413 e 187 na QR 415. Já na QNP 09 de Ceilândia, serão substituídos 267 ramais.

O superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul da Caesb, Mauro Laerte, esclarece a escolha pelas regiões de Ceilândia e Samambaia: “As duas cidades foram escolhidas por apresentarem infraestrutura mais antiga, que demanda maior manutenção pelo elevado índice de vazamentos da tubulação”.

O trabalho desenvolvido é uma ação preventiva e não gera custo para os clientes. Durante a execução dos serviços, os técnicos da companhia farão a manutenção de redes de água e, substituições de ramais prediais, assim como inspeções, levantamento dos dados e pesquisa de vazamentos. No caso de serviços externos, está prevista a recomposição de pavimentação asfáltica; e, internamente, nas residências, a companhia deve realizar a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.

Para a execução desse trabalho, eventualmente será necessário acessar a residência dos moradores. Os empregados da Caesb estarão uniformizados, portando crachá de identificação, e vão adotar todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e álcool gel. Em caso de portão fechado, será deixado um aviso de comparecimento com as devidas instruções.

A ação de substituição de ramais começou em novembro do ano passado. “As equipes da Caesb estão totalmente comprometidas com a execução do serviço. Mesmo diante da pandemia, os trabalhos não pararam. O que já podemos identificar é que houve uma diminuição significativa nos consertos de ramais substituídos nessas localidades atendidas. Estamos no caminho certo”, afirma Mauro Laerte.

Plano de Manutenção Preventiva

O Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais teve início em novembro de 2020. O projeto prevê a substituição de 20.360 ramais prediais de água até 18 de fevereiro de 2022. O contrato permite que esse número chegue a aproximadamente 30 mil. Já foram contempladas as regiões do Gama, Jardim Botânico, Ceilândia e Samambaia.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma das afirmações do Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB) é que os vazamentos em ramais prediais são os principais responsáveis pelas atuais perdas do sistema. Dessa forma, há a recomendação de uma gestão da infraestrutura, englobando a instalação e manutenção das tubulações onde os ramais estão incluídos. Eles devem ser padronizados e executados com material de mais qualidade. Em cenários desejáveis de redução do índice de perdas da Caesb, 2% dos ramais prediais devem ser substituídos por ano em locais onde ocorre maior incidência de vazamentos.

Conheça o Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB).

Mais informações poderão ser obtidas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente – 115 e pelo escritório on-line, no site www.caesb.df.gov.br.

*Com informações da Caesb