15/05/2021 às 11:57, atualizado em 16/05/2021 às 14:03

Rua do Mato está pavimentada e com nova drenagem

Obra já teve início no bairro da Fercal e vai beneficiar 165 moradores com pista em bloquetes e galeria de águas pluviais

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Os 165 moradores da Chácara 13, localizada na Rua do Mato, na Fercal, receberam nesta semana a visita de uma máquina niveladora, marcando o início dos serviços de uma antiga demanda da região: a pavimentação em bloquetes e a construção de uma galeria de águas pluviais. Na obra, o Governo do Distrito Federal (GDF) investe mais de R$ 160 mil.

Com a chegada da máquina niveladora, será feita a pavimentação em bloquetes e também a construção de uma galeria de águas pluviais | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Os serviços foram licitados pela Administração Regional da Fercal, com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Eduardo Pedrosa, e vai gerar dezenas de empregos. Aproximadamente 300 metros de extensão da rua principal da localidade receberão os bloquetes de concreto pré-moldados, como os que já cobrem outro trecho da Rua do Mato e também a Rua 18 do bairro Engenho Velho.

Conjuntamente com a pavimentação, será construído uma nova galeria de águas pluviais, com a instalação de manilhas de concreto que servirão para guiar a água da chuva diretamente para um córrego que fica ali próximo. Antes, ela perfurava a estrada de terra batida, causando erosões e muitos transtornos para os moradores.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Moradora da Chácara 13 há duas décadas, Jaqueline Cristina da Silva, 35 anos, ressalta a importância da chegada da pavimentação na sua comunidade. “Era muita lama aqui, então aqui ficava muito difícil de passar, principalmente os ônibus. Temos algumas pessoas com necessidades especiais, cadeirantes também, vai melhorar a vida de todo mundo”, conta a dona de casa. “A gente era muito esquecido, e agora com o governador Ibaneis estamos conseguindo as coisas”.

O administrador regional da Fercal, Fernando Madeira, esteve no local para a assinatura da ordem de serviço que marcou oficialmente o início dos trabalhos e anunciou a chegada de mais melhorias para o local: “Além da pavimentação e da iluminação de LED, que já chegou, nós conseguimos na Novacap, em parceria com a deputada federal Flávia Arruda, a destinação de três pontos de encontro comunitários para a Fercal, e um deles vai ser instalado aqui na Chácara 13”.