17/05/2021 às 16:56, atualizado em 17/05/2021 às 18:06

Mil coletes refletivos para ciclistas distribuídos no Eixão

A ação marcou a segunda semana de atividades do Maio Amarelo pelo DER/DF. Desde o início da campanha, cerca de oito mil pessoas já foram atendidas

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Segue a todo vapor o trabalho elaborado pela equipe da Diretoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) voltado para o Maio Amarelo, movimento mundial que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Aproximadamente oito mil pessoas já foram abordadas desde a abertura dos trabalhos.

Além de chamar a atenção para os cuidados em preservar vidas, o Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar a população no sentido de que o trânsito precisa ser democrático| Foto: Divulgação/DER-DF

O tradicional Eixão do Lazer, promovido aos domingos e feriados nacionais no Eixo Rodoviário (DF-002), marcou as ações programadas para a segunda semana de campanha. Neste domingo (16), em atividade voltada para os ciclistas, foram distribuídos mil kits educativos, cada um com um colete refletivo, uma garrafa, um guia do ciclista e adesivos do Maio Amarelo, entre outros itens.

[Olho texto=”“Sempre que posso, participo desses eventos, que refrescam nossas memórias sobre a importância do respeito nas ruas”” assinatura=”Anabela Marques, 21 anos, ciclista” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a ciclista Anabela Marques, de 21 anos, esta ação é sempre muito bem-vinda para educar os amantes de duas rodas. “Sempre que posso, participo desses eventos, que refrescam nossas memórias sobre a importância do respeito nas ruas”, disse.

Para o superintendente de Obras do órgão, Cristiano Cavalcante, que também pedala e esteve presente ao evento, as ações do Maio Amarelo, além de chamar a atenção para os cuidados em preservar vidas, têm como objetivo conscientizar a população no sentido de que o trânsito precisa ser democrático. “As vias são compartilhadas por ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas, e o DER propõe esta democratização e o respeito entre cada modal”, comentou.

Monumentos iluminados

Desde o dia 1º deste mês, os principais monumentos de Brasília estão iluminados em referência à campanha. O prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), os palácios do Buriti, do Itamaraty e do Planalto, além do Museu Nacional, a Catedral, o Monumento JK e a Ponte JK estarão em tom amarelado e permanecerão assim até o fim do mês.

A ação ocorre por iniciativa do DER/DF, desde a edição de 2015 do movimento.

Na ação, foram distribuídos mil kits educativos, cada um com um colete refletivo, uma garrafa, um guia do ciclista e adesivos do Maio Amarelo| Foto: Divulgação/DER-DF

Atividades já realizadas

As ações realizadas em alusão ao Maio Amarelo foram oficialmente iniciadas no terceiro dia do mês, na altura do Km 7 da Estrada Parque Taguatinga (DF-085). Já na terça-feira (4) e na quinta-feira (6) foi a vez de os profissionais da empresa de cimento Ciplan, na Fercal (DF-205), assistirem a uma palestra sobre itens de segurança dos caminhões, a observância aos pesos e dimensões dos veículos, entre outros assuntos pertinentes à categoria.

No terceiro dia da campanha, a blitz educativa foi realizada no Km 0 da DF-130. Na sexta-feira (7), a ação contemplou a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003), no trecho em frente ao Parque Nacional de Brasília (Água Mineral).

As mães que compareceram ao Polo de Plantas do Paranoá, no sábado (8), foram homenageadas antecipadamente pelo dia delas, comemorado no domingo (9). Cerca de mil pessoas foram atendidas, recebendo kits educativos e flores.

Segunda semana de ações

A programação definida pelo DER para o Maio Amarelo teve sequência na última terça-feira (11), com a realização de uma blitz educativa no Km 4 da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075). No dia seguinte, a campanha teve como público-alvo os motociclistas que trafegavam pelo Pistão Sul, na Estrada Parque Contorno (DF-001).

Na quinta-feira (13), as ações tiveram sequência na altura do Km 4 da DF-180. Já na sexta-feira (14), ocorreu, entre 8h e 18h, a segunda edição do Curso de Mecânica Básica para Mulheres, promovido na sede do DER/DF. A turma de cinco alunas, entre servidoras, colaboradoras e público externo, teve aula teórica e prática para aprender a identificar problemas que podem surgir em seus veículos e, assim adquirir conhecimento e mais autonomia ao lidar com seus automóveis.

O curso foi ministrado pelos agentes Daniel Justo da Cruz e Rodrigo Rodrigues de Carvalho.

Abertura da terceira semana

A terceira semana programada pelo DER para o Maio Amarelo teve início já na manhã desta segunda (17), na altura do Km 2 da DF-140, com uma blitz educativa que atendeu cerca de 600 motoristas.

Doação de alimentos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em 2021, além ações educativas, o órgão executa uma campanha de doação de alimentos. Quem puder e quiser participar dessa ação vai ajudar 15 famílias das crianças que estudam Escola Classe Aguilhada, em São Sebastião. Até o momento, foram arrecadadas 12 cestas básicas. A iniciativa conta com a parceria do projeto Pedalando para Escola, que também faz um trabalho de doação bicicletas para que crianças carentes possam se dirigir até o estabelecimento de ensino.

*Confira no Calendário de Ações a programação completa.
*Acompanhe as ações do Maio Amarelo pelo DER/DF nas redes sociais
Site: der.df.gov.br / transitolandia.df.gov.br
Instagram: @der.df / @transitolandiaderdf
Youtube: Transitolândia DER/DF

*Com informações do DER/DF