18/05/2021 às 15:54, atualizado em 18/05/2021 às 18:24

Procure os serviços odontológicos da saúde pública do DF

Do básico à urgência, saiba onde e quando buscar o atendimento disponível mais próximo

Por Agência Brasília* | Edição: Abnor Gondim

A rede pública de saúde do Distrito Federal oferece à população uma ampla carta de serviços na área de odontologia. Usuários podem procurar esses serviços na Atenção Primária, nas unidades básicas de Saúde (UBSs); na Atenção Secundária, nos centros de especialidades odontológicas (CEOs) — que oferecem vários tipos de atendimento —; e, em casos mais graves, nos hospitais.

O acesso ao serviço ambulatorial se dá pelas UBSs, que podem encaminhar os pacientes ao atendimento mais adequado à necessidade de cada um. Nas urgências, o paciente tem acesso direto.

Mesmo na pandemia, os atendimentos odontológicos continuam sendo prestados, inclusive para colocação de prótese dentária| Foto: Breno Esaki / Agência Saúde-DF

[Numeralha titulo_grande=”562 ” texto=”profissionais de odontologia trabalham na saúde pública do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Onde tem atendimento

Com a pandemia, muitos profissionais da área de odontologia foram realocados para auxiliar nas elevadas demandas de testagens do novo coronavírus e na vacinação, o que levou à priorização dos atendimentos odontológicos de urgência e emergência.

Ainda assim, os demais atendimentos continuam sendo prestados. Muitos usuários ainda têm, entretanto, dúvidas sobre onde e quando buscar os serviços. Afinal, o que cada unidade de rede pública de saúde tem a oferecer?

Atualmente, 562 profissionais de odontologia estão na ativa pela rede pública de saúde, sendo 351 na Atenção Primária e 211 nas áreas especializadas.

Saiba mais sobre os serviços:

[Numeralha titulo_grande=”199 ” texto=”pacientes foram agendados, para a confecção da prótese dentária, de janeiro a abril deste ano” esquerda_direita_centro=”direita”]

Agendamento e necessidade

Além dos atendimentos triviais, a Secretaria de Saúde oferece, na Atenção Secundária, atendimento para colocação de prótese dentária para todos os públicos. Esse serviço é organizado pelo Complexo Regulador, e os pacientes são direcionados conforme agendamento, priorizando a necessidade de cada caso.

No CEO do Hospital Regional do Guará, esse serviço é oferecido à população desde outubro de 2020; e, até abril deste ano, já foram entregues mais de 35 próteses dentárias totais (dentaduras) e próteses parciais removíveis (PRPs).

[Olho texto=”“É gratificante poder ajudar pessoas a se alimentarem melhor e a voltarem a sorrir com segurança e autoestima, principalmente as pessoas idosas, sempre tão amáveis” ” assinatura=”Artur Frey, especialista em prótese dentária” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segunda dose

Com o aumento de pessoas entre 65 e 80 anos de idade já vacinadas com a segunda dose contra a covid-19, a pasta espera que a procura por esse serviço nas unidades de saúde cresça. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, 199 pacientes foram agendados via regulação para a confecção da prótese dentária.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Sou servidor da Secretaria de Saúde há dez anos e hoje atuo no CEO do HRGu, no serviço de prótese dental, fazendo o que mais gosto dentro da odontologia”, conta o especialista em prótese dentária Artur Frey. “É gratificante poder ajudar pessoas a se alimentarem melhor e a voltarem a sorrir com segurança e autoestima, principalmente as pessoas idosas, sempre tão amáveis.”

A gerente de Serviços de Odontologia da Secretaria de Saúde, Alessandra de Castro, ressalta que os pacientes que necessitarem de próteses dentárias removíveis deverão procurar a UBS mais próxima de sua residência para fazer uma avaliação com a equipe de odontologia. Após isso, poderão inseridos pela regulação para início do tratamento.

*Com informações da Secretaria de Saúde