20/05/2021 às 20:39, atualizado em 20/05/2021 às 22:08

Orquestra de Brasília homenageia servidores do HRL

‘Concerto do Afeto’ levou música aos profissionais da enfermagem, que estão na linha de frente da pandemia

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Para fechar a Semana Brasileira de Enfermagem e comemorar o Dia do Técnico de Enfermagem, celebrado nesta quinta-feira (20), a Orquestra Filarmônica de Brasília fez apresentação do Concerto do Afeto para os profissionais do Hospital da Região Leste (HRL),  no Paranoá, como forma de homenageá-los com música e agradecimento pelo trabalho que tem sido feito, principalmente neste momento de pandemia.

A apresentação da série ‘Concertos de Afeto’ marcou a homenagem prestada desde o dia 12 aos profissionais de enfermagem | Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde-DF

[Olho texto=”“Foi um momento prazeroso e que dá um ânimo a mais para nós, que estamos sendo homenageados” ” assinatura=”Eliana Camelo, técnica de enfermagem” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os profissionais do HRL ficaram emocionados com a apresentação. A técnica de enfermagem Aline Araújo chegou a chorar de emoção e disse que foi um presente maravilhoso para todos os profissionais da enfermagem. “Eu gostei muito da homenagem, foi linda, perfeita. Em meio à tanta tristeza em que estamos vivendo, essa apresentação nos faz sentir um conforto e um carinho, estamos precisando disso”, avaliou.

Eliana Camelo também é técnica de enfermagem e ficou extremamente feliz com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Brasília. Ela conta que foi a primeira vez que teve a oportunidade de assistir a uma apresentação de orquestra. “Eu fiquei emocionada, tocou meu coração. Cada música tocada dava um toque de alegria em meu coração. Foi um momento prazeroso e que dá um ânimo a mais para nós, que estamos sendo homenageados”, afirma.

A supervisora de Enfermagem do HRL, Karine Leite, destacou que a homenagem é mais do que merecida, pois os profissionais de e enfermagem fazem a diferença no hospital e têm papel fundamental na assistência. Ao fim da apresentação, os profissionais receberam flores e chocolate.

As músicas tocadas pela Filarmônica emocionaram os profissionais de saúde | Foto: Geovana Albuquerque / Agência de Saúde-DF

Apresentação

Regida pelo maestro Thiago Francis, a orquestra tocou clássicos como Hallelujah, Agnus Dei e trilhas sonoras de filmes como A Noviça Rebelde e Nasce uma Estrela. Houve apresentação da solista cantora soprano Manuela Korossy e do solista saxofonista Sylvio César.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Doner Cavalcante, presidente da Orquestra Filarmônica de Brasília, explica que o projeto Concerto do Afeto tem o objetivo de levar aos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia um pouco de conforto e carinho.

“Para nós, é uma questão humanitária tocar e homenagear quem está no enfrentamento da covid-19. O que estamos fazendo é algo inédito no mundo, ter apresentação em hospitais em plena pandemia. É a maneira que achamos de agradecer a todos os profissionais que são heróis e heroínas diariamente”, explica.

Veja vídeo do concerto:

*Com informações da Secretaria de Saúde