20/05/2021 às 19:04, atualizado em 20/05/2021 às 22:06

Prêmio sobre turismo no DF homenageia o embaixador belga

Iniciativa da Setur é um reconhecimento às contribuições para a consolidação de Brasília como destino turístico

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

O embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, foi agraciado com a Menção Honrosa do 1º Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo. A condecoração foi entregue pela secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, em reconhecimento à contribuição do país para o desenvolvimento da atividade na capital brasileira. A embaixatriz Siobhan Herman King também participou da solenidade.

A secretária Vanessa Mendonça (à direita) destacou o trabalho do embaixador Patrick Herman,  que compareceu ao evento com a embaixatriz Siobhan Herman King | Foto: Divulgação / Setur

[Olho texto=”Em 2019, o embaixador  Patrick Herman levou um chef da gastronomia do DF para um evento do setor na Bélgica” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Bruxelas e Brasília tornaram-se cidades-irmãs em 2013, o que permitiu a consolidação de cooperação estratégica nas áreas de desenvolvimento do turismo nas duas capitais, que são referências mundiais pelo arrojado planejamento urbanístico e arquitetônico. A secretária Vanessa Mendonça destacou o trabalho do embaixador Patrick Herman em prol do fortalecimento, cada vez maior, das relações entre Brasília e Bruxelas.

“A Secretaria de Turismo, em nome do Governo do Distrito Federal, reconhece todo o empenho do embaixador Patrick Herman, que em 2019 levou a gastronomia do DF, na pessoa do chef Lui Veronese, para participar da feira gastronômica eat!Brussels. Um trabalho tão importante para a nossa cidade”, destacou.

Experiência arquitetônica

Durante a entrega, realizada nessa quarta-feira (19), o embaixador Patrick Herman ressaltou que Brasília foi construída para senadores, ministros e embaixadores. No entanto, no período em que essas autoridades passam pela cidade, elas se sentem parte “como malha do tecido urbano”.

[Olho texto=”“Estou pensando em um Acordo de Cooperação entre Brasília e Bruxelas – duas grandes capitais mundiais com vocações incomparáveis políticas, diplomáticas e culturais –, referente ao desenvolvimento bilateral do turismo”” assinatura=” Patrick Herman, embaixador da Bélgica” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Em algumas cidades os ministérios, tribunais e embaixadas são edifícios de rara beleza. Aqui, em Brasília, fazem da cidade de Lúcio Costa uma obra de arte, transformam em atração turística única, com construções de Oscar Niemeyer e Sérgio Bernardes. A embaixada da Índia, de Paulo Henrique Paranhos, e a nossa embaixada, de Paulo Antunes Ribeiro e Burle Marx, não estão em Brasília, elas são Brasília”, disse.

“Essa formidável Menção Honrosa que recebo com muita alegria não me pertence, mas ao governo da Bélgica. Aqueles que por sua visão e por seu trabalho conquistarão essa alegria. Estou pensando em um Acordo de Cooperação entre Brasília e Bruxelas – duas grandes capitais mundiais com vocações incomparáveis políticas, diplomáticas e culturais -, referente ao desenvolvimento bilateral do turismo. Podemos aproveitar esse grande momento para lançar a ideia de um brainstorming [tempestade de ideias] sobre o desenvolvimento do turismo no nicho arquitetônico e institucional em nível de conhecimento das principais cidades administrativas e diplomáticas”,  completou o homenageado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Desenvolvimento do turismo

O 1º Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo contou com 375 inscrições, das quais 69 foram premiadas com ouro, prata e bronze. Foram 23 categorias, divididas entre 12 profissionais e 11 iniciativas. As categorias representam o desenvolvimento do turismo na região, seja turismo rural, arquitetônico, náutico ou de outro segmento, assim como projetos criados por pequenos, médios e grandes empreendedores. Além disso, algumas personalidades indutoras do desenvolvimento do turismo da capital foram indicadas para receberem a medalha na categoria de Menção Honrosa.

A iniciativa é uma realização da Setur-DF, em parceria com as entidades Fecomércio, Sesc e Senac, além da Fundação Athos Bulcão, para homenagear contribuições para a consolidação da capital federal como destino turístico.

*Com informações da Setur