21/05/2021 às 20:27

Casos de dengue caem 81,5% no Distrito Federal

Ações contra o mosquito foram intensificadas e registros foram reduzidos de 30.467 em 2020 para 5.629 no mesmo período deste ano

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Os casos de dengue no Distrito Federal seguem em queda quando se compara com o mesmo período de 2020. Até o momento, já foram notificados 5.629 casos prováveis da doença, um decréscimo de 81,5%. Considerando a complexidade da infecção pela doença, este ano foram registrados 61 casos com sinais de alarme, 7 graves e cinco óbitos. No mesmo período do ano passado, foram registrados 30.467 casos e 22 óbitos.

A Secretaria de Saúde segue realizando ações de prevenção e combate ao mosquito, mas é necessário que a população faça a sua parte | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Os dados são do último boletim epidemiológico, divulgado no dia 21 de maio. Para que os números continuem em queda, a Secretaria de Saúde vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

[Numeralha titulo_grande=”496.526″ texto=”Inspeções realizadas em imóveis do DF este ano até vinte de maio” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De 1° de janeiro a 20 de maio deste ano, foram realizadas 496.526 inspeções em imóveis do DF. Destes, 74.507 estavam fechados e 1.096 se recusaram a receber as equipes da vigilância sanitária. Nos demais, os agentes de Vigilância Ambiental orientaram os moradores e eliminaram possíveis focos e criadouros.

A dengue no DF

As regiões que mais apresentaram casos prováveis da doença foram Planaltina com 1.255, seguida por Ceilândia que apresentou 569 casos, Sobradinho (557 casos), Sobradinho II (438 casos) e Paranoá, com 277 casos.

Dos óbitos registrados, três foram em moradores de Ceilândia e dois residentes de Planaltina.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Saúde segue monitorando os índices da doença e realizando ações de prevenção e conscientização em todo o DF. Além disso, nas regiões com maior incidência é feita aplicação do UBV pesado (fumacê) em horários específicos e programados.

Para que os casos permaneçam em queda, é necessário que cada um faça sua parte e mantenha a vigilância contra o Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde lembra que a luta contra a dengue começa dentro de casa.

*Com informações da Secretaria de Saúde