24/05/2021 às 20:58, atualizado em 25/05/2021 às 07:56

Brasília ganha o 1º parque 100% inclusivo do país

Reforma do Parque Ecológico do Lago Norte, orçada em R$ 3 milhões, traz estrutura de acessibilidade que vai beneficiar 220 mil pessoas com deficiência

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta segunda-feira (24), o primeiro parque totalmente inclusivo do país: o Parque Ecológico do Lago Norte.  As obras de adaptação e acessibilidade vão beneficiar cerca de 220 mil pessoas com deficiência que moram no Distrito Federal.

O novo espaço foi concebido a partir de um acordo de cooperação entre o Instituto Brasília Ambiental, a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) e a Associação de Paracanoagem de Brasília, com o apoio da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Esporte e Lazer e da Embratur.

Parque passa a contar com rampas e sinalização em braile para beneficiar pessoas com deficiência, além de aparelhos para esportes do segmento | Foto: Divulgação/ Brasília Ambiental

[Olho texto=”“Essa parceria fará de nossa cidade uma referência nacional do turismo acessível” ” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com nova roupagem, o parque passa a contar com rampas e sinalização em braile para beneficiar pessoas com deficiência que poderão ampliar suas experiências motoras, cognitivas e sensoriais. Localizado às margens do Lago Paranoá, a unidade de conservação também vai disponibilizar atividades como paracanoagem, stand up paddle, tiro com arco, tênis de mesa, yoga, meditação, terapia em grupo e uma horta comunitária.

Nesta segunda-feira, foi entregue a primeira etapa da obra e a expectativa é que tudo esteja concluído até o fim deste ano.

Inauguração foi prestigiada por dirigentes dos órgãos públicos envolvidos com a reforma do Parque Ecológico | Foto: Brasília Ambiental

[Olho texto=”“50 vans acessíveis vão buscar e trazer as pessoas com deficiência ao Parque Ecológico do Lago Norte”” assinatura=” André Clemente, secretário de Economia” esquerda_direita_centro=”direita”]

Mãos na Roda

O investimento é de cerca de R$ 3 milhões e inclui adaptação de banheiros, rampas de locomoção e ampliação dos espaços. Os recursos são oriundos de emendas parlamentares da senadora Leila Barros e dos deputados distritais Leandro Grass, Cláudio Abrantes e Júlia Lucy.

“Esse presente é para todas as pessoas do Distrito Federal. Temos o Projeto Mãos na Roda, que são 50 vans acessíveis que vão buscar as pessoas e trazer ao Parque para fazer esporte, ter acesso ao lazer. Esse é um olhar atencioso para a nossa população”, observou o secretário de Economia, André Clemente, presente à inauguração.

[Olho texto=”“Este é o 16º recuperado que vamos entregar aos moradores da cidade” ” assinatura=”Sarney Filho, secretário de Meio Ambiente” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Guia Turístico Acessível

Já a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou que em breve o parque fará parte do Guia Turístico Acessível criado pela secretaria com o objetivo de fortalecer Brasília como uma cidade inclusiva e democrática, posicionando a capital federal no eixo do turismo de acessibilidade. “Essa parceria fará de nossa cidade uma referência nacional do turismo acessível”, disse Vanessa.

O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, reforçou todo o esforço do GDF na recuperação dos parques espalhados pela capital. “Os parques são fundamentais para o lazer da população. Nossa política é recuperar os parques de uso do Distrito Federal. Este é o 16º parque recuperado que vamos entregar aos moradores da cidade”, lembrou.

“Faremos dessa experiência um laboratório e que poderá ser levada a outros parques do DF. É inadmissível que haja obstáculos que impeçam as pessoas de usufruírem dessas áreas de lazer”, pontuou o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão.

O titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Flávio dos Santos, celebrou a iniciativa de transformar o espaço num lugar mais democrático. “Acreditamos que projetos assim devam ser uma referência São fundamentais, pois proporcionam para as pessoas com deficiência, além da questão da acessibilidade, a inclusão social e a plena cidadania em relação à comunidade que elas estão inseridas”, frisou.

O parque também ganhou três contêineres de 12 metros e um de 6 metros que servem como sala de recepção e como espaço para reuniões / Foto: Brasília Ambiental

[Olho texto=”“Nosso trabalho é tornar a atividade esportiva cada vez mais acessível” ” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esportes e containers

Com o objetivo de adequar o parque às práticas esportivas, adquirir equipamentos e contratar professores das modalidades, a Secretaria de Esporte e Lazer firmou um termo de fomento com a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA). As aulas de esportes poderão ser feitas a partir de agendamento prévio pelo site do projeto “Unaparque”, idealizado pela UNA.

Elas são gratuitas e seguem as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). O parque também ganhou três contêineres de 12 metros e um de 6 metros que servem como sala de recepção e como um espaço para reuniões.

Para a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, o esporte traz inclusão social e deve ser difundido cada vez mais. “Nosso trabalho é tornar a atividade esportiva cada vez mais acessível. Independentemente da condição ou da classe social, o esporte é fundamental na vida das pessoas”, destacou.

Cadeirante

Presidente da UNA, a paratleta Andréa Pontes lembrou que, quando se tornou cadeirante, deparou-se com um novo mundo, e o projeto de um parque acessível se transformou em um objetivo de vida. “Fico sem palavras para falar desse apoio do GDF. Nossa proposta é oferecer o acolhimento, atividades gratuitas para reabilitação e inclusão social de pessoas com ou sem deficiência, visando o acesso ao esporte e ao lazer”, afirmou, emocionada.

Segundo o administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, a conquista vai beneficiar toda a comunidade, não só as pessoas com deficiência, mas também grávidas, idosos e população em geral. “Todas as pessoas com deficiência ou não, com necessidades especiais ou não, poderão encontrar aqui lazer, esporte, contemplação, um espaço de acolhimento”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Caminhadas e nascentes

O Parque Ecológico do Lago Norte, localizado próximo à ponte do Bragueto, é caracterizado por ser uma unidade ecológica bastante usada pela população local para a prática de outras modalidades como skate, caminhada e esportes náuticos.

A área é ambientalmente relevante, por abrigar nascentes e também colabora na proteção das margens do Lago Paranoá. A unidade está aberta todos os dias, das 6h às 18h.

*Com informações da Secretaria de Turismo / Colaborou Rafael Secunho, da Agência Brasília