25/05/2021 às 20:06, atualizado em 26/05/2021 às 08:47

Vicente Pires comemora 12 anos com qualidade de vida

GDF investe R$ 540 milhões em infraestrutura e oferece dignidade para mais de 100 mil moradores. Agência Brasília produziu 9 vídeos em comemoração

Por FLÁVIO BOTELHO E IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I Edição: Carolina Jardon

Confira aqui os vídeos produzidos pela Agência Brasília para os 12 anos de Vicente Pires

Pela primeira vez em doze anos, Vicente Pires pode, enfim, comemorar as obras que a transformaram numa grande cidade com qualidade de vida para os seus mais de 100 mil habitantes. Nos últimos dois anos, o Governo do Distrito Federal (GDF) pavimentou 130 quilômetros de vias, instalou 110 quilômetros de calçadas e 260 quilômetros de meios-fios, além de instalar mais de 128 quilômetros de redes pluviais.

Nos últimos dois anos, o Governo do Distrito Federal (GDF) pavimentou 130 quilômetros de vias, instalou 110 quilômetros de calçadas e 260 quilômetros de meios-fios além de instalar mais de 128 quilômetros de redes pluviais | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

Somadas, as obras geraram 628 quilômetros de novas estruturas. O que renderia, em distância, mais de três viagens a Goiânia (GO), por exemplo. Uma infraestrutura visível aos olhos da população e traduzida em grandes números. São R$ 540 milhões em investimentos e mais de 1,2 mil empregos gerados.

Para o governador Ibaneis Rocha, investir na cidade sempre foi uma prioridade desde o início de sua gestão.

“Vicente Pires ficou abandonada por muito tempo. Nós recuperamos os projetos estruturantes, tão essenciais para o desenvolvimento da cidade. Hoje ela tem outra cara, bem diferente da situação que recebemos, e a população reconhece os esforços do governo. Fizemos obras necessárias para essa cidade de povo tão acolhedor”, avalia.

Além de tudo o que o GDF já entregou em infraestrutura, os moradores da cidade vão ganhar mais presentes de aniversário: a ponte da Rua 4, que fará a conexão com a Avenida da Misericórdia, e outra sobre o Córrego Vicente Pires, situada entre a via marginal da Estrada Parque Ceilândia (DF-095) com destino à Estrada Parque Vale (DF-087). Quando concluídas, as duas obras vão atender a mais de 25 mil motoristas por dia na região.

“Os problemas mais graves foram resolvidos. Hoje é mais fácil percorrer a cidade e ver calçadas em boas condições, meios-fios e pistas. É uma cidade com urbanização avançada. Há coisas em fase inicial, mas perto do que recebemos a cidade em 2019, a situação está muito melhor”, avalia o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Juntamente com a urbanização, a população da cidade vai ganhar um reforço importante para a saúde pública, que tem sido considerada a cereja do bolo nas obras da cidade: a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente Pires, que terá capacidade para realizar até 4,5 mil atendimentos por mês. Localizada na Rua 10, as obras ultrapassam os 50% de execução.

“É um momento de virada na história de Vicente Pires”, resume o administrador regional, Daniel de Castro. “A cidade ficou quase 10 anos sem praticamente nada, e em dois anos e quatro meses pudemos realizar uma transformação dessa magnitude. Isso gerou uma outra autoestima para a população, que estava baixa, o comércio voltou e está pujante, tudo isso por conta desse pacote de obras”.

Morador de Vicente Pires há 21 anos, o cirurgião-dentista Ernani Dias Carneiro, de 60 anos, reconhece a evolução da cidade.

“Essas obras estão sendo fundamentais porque era muita terra, era muita lama, e esse governo realmente tem uma capacidade de administrar, e isso faz muita diferença. Os outros não tiveram interesse e vontade de iniciar as regularizações, iniciar as obras. A diferença é a vontade de administrar. Quando entra para ser governador ou administrador, tem que fazer a diferença, e estão fazendo a diferença mesmo. Só tenho a agradecer, é só olhar o que está sendo executado”, elogia.

Benfeitorias de todos os tamanhos

O cuidado com o Vicente Pires extrapola as grandes entregas e também é visto no dia a dia da cidade. Foram instalados cerca de 80 quebra-molas e 20 faixas de pedestres, ajudando a promover um trânsito mais seguro para motoristas e transeuntes. Além disso, outras 100 vagas de estacionamento foram criadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Pelas ruas da cidade, mais de três mil lixeiras foram instaladas, se unindo à coleta seletiva do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) como maneiras de viabilizar um ambiente mais bem cuidado e organizado. Reforçando as obras de drenagem, 24 bacias de contenção e 86 dissipadores foram instalados para auxiliar a dar vazão às águas pluviais.

O incremento na infraestrutura aliado à resposta eficiente do GDF a diversas situações já começa a dar resultado: de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, os casos de dengue em Vicente Pires apresentaram uma redução de 92,5% do ano passado para este (100 casos em 2021 contra 1.340 em 2020).

A questão fundiária também foi foco de ação em Vicente Pires: em outubro de 2020, um protocolo de intenções assinado entre o GDF e o Governo Federal iniciou o processo de regularização de moradias dos trechos II e IV da região administrativa, uma medida que pode atingir até 237 mil pessoas.