31/05/2021 às 20:51

Cras Estrutural faz 168 atendimentos em mutirão

Secretaria de Desenvolvimento Social ampliou número de servidores na unidade para realizar ações como inclusão no Cadastro Único

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Estrutural funcionou em regime de plantão no sábado (29). Com reforço de servidores de Ceilândia, Sobradinho e dos centros de convivência, a unidade abriu as portas para atendimentos socioassistenciais e registros no Cadastro Único. Ao todo, 168 atendimentos foram realizados, respeitando os protocolos da covid-19, como o uso de máscara e distanciamento social.

Foto: Divulgação/Sedes

O mutirão foi organizado para agilizar as demandas. Durante a semana, os servidores estão engajados no atendimento remoto, e essa ação permitiu atender quem quis ir até o Cras | Foto: Divulgação/Sedes

“O Cras é muito importante porque é onde as pessoas encontram benefícios para sobreviver. Na situação em que estamos vivendo está muito difícil”, disse a dona de casa Marcionília Pereira de Jesus. Com os atendimentos, as famílias puderam requisitar a inclusão em programas sociais, como o Bolsa Família e o Cartão Prato Cheio, além de, conforme a necessidade, serem encaminhadas para centros de convivência. “O Cras é muito importante para nós”, completou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O mutirão de atendimentos foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para agilizar as demandas. Durante a semana, os servidores estão engajados no atendimento remoto, e a abertura no sábado permitiu atender quem quis ir pessoalmente até o Cras. “Todos fazem parte da mesma fila, de quem fez agendamento pelo número 156. Muita gente prefere o atendimento remoto, mas há quem demande o presencial”, explicou a coordenadora de Proteção Social Básica da Sedes, Nathália Eliza de Freitas.

O planejamento da secretaria é que o atendimento agendado no Cras da Estrutural ganhe velocidade. O número de servidores foi ampliado em 50% no último mês, com a chegada de novos profissionais convocados após concurso público. Também devem ocorrer novos mutirões com a participação de servidores de outras unidades para reforçar a equipe.

 

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social