01/06/2021 às 20:59

Novo prazo à renovação de licença para criadores de pássaros silvestres

Brasília inovou este ano e mandou mensagens via e-mail e whatsapp para alertar os responsáveis pelos cativeiros regulares

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

No início da Semana do Meio Ambiente, o Instituto Brasília Ambiental abriu, nesta terça-feira (1º), o prazo para a renovação de cadastro no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass), referente aos anos de 2021 e 2022. O período de renovação das licenças, para a criação em cativeiro de pássaros da fauna brasileira vai até 31 de agosto deste ano.

A legislação exige que criadores de cativeiros regulares devem atualizar cadastro em sistema informatizado da área ambiental / Foto: Divulgação / Brasília Ambiental

Conforme legislação, para criar pássaros silvestres em cativeiro, de maneira regular, todos os criadores devem estar devidamente cadastrados no Sispass. O sistema informatizado foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) em 2004 e, atualmente, é gerenciado pelo Brasília Ambiental no território do Distrito Federal. A Unidade de Gestão de Fauna inovou este ano e mandou alerta para os criadores via e-mail e whatsapp cadastrados para lembrar da renovação.

Foram identificados 1.269 criadores que possuem a licença 2020/2021 regular e, portanto, podem realizar o pedido de renovação pelo Sispass para a temporada 2021/2022. Segundo a servidora da Unidade de Gestão de Fauna, Elenize Vera Cruz, o objetivo é que com o alerta mais criadores realizem a requisição da licença o quanto antes e o processo seja efetivado de maneira mais célere.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Nessa primeira semana de junho os pedidos de renovação serão enviados para o setor financeiro produzir os boletos e espera-se que na segunda quinzena do mês estejam disponíveis no processo SEI do criador para pagamento”, informa Elenize Vera.

Veja mais informações sobre a renovação da licença clicando neste link.

*Com informações do Brasília Ambiental