02/06/2021 às 19:40

Jardim Botânico amplia coleção com 272 mudas de orquídeas

Diversas espécies nativas e híbridas da planta embelezam o espaço

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) adquiriu 272 mudas de orquídeas para ampliar a coleção do Orquidário Margaret Mee. As mudas de diversas espécies nativas e híbridas já embelezam o espaço, localizado na área de visitação.

O Jardim Botânico abre suas portas para visitação pública de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h | Foto: Divulgação/JBB

“As novas orquídeas chegam para deixar nosso orquidário ainda mais belo e florido. Elas foram escolhidas com muito carinho para surpreender os visitantes que gostam de curtir esse espaço tão especial”, comemorou a diretora executiva do JBB, Aline De Pieri.

[Olho texto=”“As novas orquídeas chegam para deixar nosso orquidário ainda mais belo e florido. Elas foram escolhidas com muito carinho para surpreender os visitantes que gostam de curtir esse espaço tão especial”” assinatura=”Aline De Pieri, diretora executiva do Jardim Botânico de Brasília” esquerda_direita_centro=”direita”]

As orquídeas (família botânica Orchidaceae, ordem Asparagales) não são plantas parasitas e se distribuem, principalmente, entre espécies epífitas (que se apoiam em outras espécies para se desenvolver) ou terrestres. Algumas apresentam pseudobulbos, que são estruturas de reserva de água e nutrientes.

Fazem parte de uma das famílias botânicas mais numerosas do Brasil e apresentam muitos híbridos, o que muitas vezes dificulta a identificação precisa de suas espécies, porém não diminui a paixão que causam em tantos apreciadores espelhados pelo mundo. O Jardim Botânico de Brasília abre suas portas para visitação pública de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h. O espaço respeita o distanciamento social e o uso de máscaras é obrigatório.

Na área de 200m², o visitante pode ter contato com a diversidade dessa espécie e se surpreender com a beleza das florações que ocorrem em diferentes épocas do ano | Foto: Divulgação/Jardim Botânico de Brasília

Sobre o Orquidário Margaret Mee

O Orquidário Margaret Mee do JBB compõe o Projeto de Paisagismo do Jardim Evolutivo, localizado na área de visitação. A edificação, projetada em madeira, abriga as coleções de orquídeas e possibilita ao visitante conhecer um pouco do universo destas plantas. Neste espaço, as orquídeas estão identificadas e catalogadas no sistema de registro das coleções do JBB.

Na área de 200m², o visitante pode ter contato com a diversidade dessa espécie e se surpreender com a beleza das florações que ocorrem em diferentes épocas do ano. Na coleção do JBB há aproximadamente 3 mil orquídeas – cerca de 983 espécies nativas e 2 mil híbridas – que ficam em exposição no Orquidário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O nome do Orquidário Margaret Mee é uma homenagem à artista botânica inglesa, que se especializou na ilustração de plantas da flora brasileira, especialmente da Amazônia. Margaret Mee mudou-se para o Brasil em 1952, tornou-se uma renomada ilustradora científica de botânica, pelo Instituto de Botânica de São Paulo, em 1958.

Após sua morte em 1988, na Inglaterra, fundou-se em sua homenagem a Fundação Margaret Mee, para promover intercâmbio entre estudantes de botânica e ilustradores brasileiros que visam se especializar na arte da ilustração botânica científica.

*Com informações do Jardim Botânico de Brasília