04/06/2021 às 17:00, atualizado em 05/06/2021 às 09:39

Praça do Relógio ganha um banho caprichado

Principal cartão-postal de Taguatinga, espaço recebeu pedras portuguesas, roçagem, poda de árvores, lavagem de bancos e pintura de meios-fios

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

A Praça do Relógio, no centro de Taguatinga, por onde circulam centenas de pessoas diariamente, foi um dos focos das ações do GDF Presente nesta semana. O objetivo foi deixar o espaço limpo e organizado para as comemorações do 63º aniversário da cidade, neste sábado (5).

Equipes do GDF Presente recuperaram o calçamento com pedras portuguesas; realizaram podas nas plantas e árvores; além da capina e roçagem do mato. A praça também foi lavada e os bancos e meios-fios receberam pintura nova.

A Praça do Relógio é o principal cartão-postal de Taguatinga. Ela está localizada no centro da cidade, próxima à administração. Divide o espaço nobre com uma estação do metrô e um ponto de táxi.

A Praça do Relógio é o principal cartão-postal de Taguatinga. Ela está localizada no centro da cidade, próxima à administração. Divide o espaço nobre com uma estação do metrô e um ponto de táxi | Foto: Divulgação GDF Presente

O local tem um obelisco, com relógio, daí a origem do nome. A peça foi doada à cidade, em 1970, pela empresa Citizen Watch Co., sendo tombado como patrimônio cultural e artístico do DF, de acordo com o Decreto nº 11.823 de 18 de Setembro de 1989. O obelisco mede 15 metros de altura.

“A Praça do Relógio representa a interligação de áreas, bairros e quadras da cidade. É também um espaço por onde todos passam, é um local de referência como o verdadeiro ponto de encontro da população local e daqueles que nos visitam”, declarou o administrador de Taguatinga, Renato Andrade dos Santos.

Mais obras

O GDF Presente começou a construção de um parquinho e de um Ponto de Encontro Comunitário (PEC) na praça da Feira Permanente do Setor M Norte. Localizada na EQNM 38, a área da feira também está sendo cercada com alambrado.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na praça do DI, outros serviços de infraestrutura estão sendo feitos para melhorar a área. O espaço vai ganhar uma quadra de vôlei de areia. Localizada na CNA 4, em Taguatinga Norte, a praça do DI, que ocupa uma área de10 mil m²  também passa por manutenção. O espaço tem duas quadras poliesportivas, uma coberta e outra aberta; parques infantis; além de mesas com bancos para a prática de jogos de tabuleiro ou para leitura.

“Os trabalhos realizados em Taguatinga são uma síntese do programa GDF Presente, pois resume bem a integração entre os diversos órgãos: administração regional, lideranças comunitárias, Novacap, SLU, Seape e polos. É o GDF cuidando das cidades e das pessoas”, disse o coordenador do polo Oeste II, Elton Walcacer.