07/06/2021 às 21:08

Programa do GDF reconstrói mais uma casa vulnerável

Pessoas com deficiência têm prioridade no atendimento e recebem assistência técnica

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) entregou, nesta segunda-feira (7), mais uma casa reformada pelo Programa Melhorias Habitacionais – eixo Pessoa com Deficiência (PCD), no Trecho 3 do Sol Nascente.

Marcos Vinícius foi beneficiado com o Programa Melhorias Habitacionais, da Codhab, e agora tem um quarto e um banheiro adaptado para suas necessidades | Foto: Divulgação/Codhab

Havia dez anos que o cadeirante Marcos Vinícius, 19, dormia em um colchão na sala, onde passava a maior parte do tempo. Aos poucos, a casa ganhou espaço, segurança, portas, pintura nas paredes, revestimento, instalação elétrica e sanitária, janelas, etc.

Agora, o jovem tem um quarto e, graças à ampliação de valor, também ganhou um banheiro adaptado. “Eu não tenho palavras para agradecer. A Codhab chegou na minha vida em um momento primordial”, comemora a dona Maria Aparecida, 36 anos. A residência abriga mãe, pai e dois filhos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente da Codhab, Wellington Luiz, explica a importância do projeto. “Nós recebemos um governo com muitas dificuldades, mas isso não impede o atendimento às famílias que mais precisam. É uma determinação do governador Ibaneis Rocha transformar esses problemas em soluções”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, que também acompanhou a entrega da casa, destaca: “estou aqui para fortalecer e dar visibilidade a esse programa que ajuda tantas pessoas”.

O Melhorias Habitacionais é um subprograma vinculado ao eixo Projeto na Medida, com base na Lei Federal n° 11.888/2008. O texto assegura assistência técnica pública para reforma de habitação de famílias em vulnerabilidade social, sempre em áreas de interesse social regularizadas ou passíveis de regularização. As obras dependem de disponibilidade orçamentária e são executadas por empresas credenciadas pela Codhab.

[Olho texto=”Núcleos familiares com algum integrante deficiente já tinham prioridade, mas, desde setembro de 2020, a Codhab e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEP) assinaram acordo de cooperação técnica para criar um nicho específico” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“É muita alegria estar aqui porque nós, PcD, vivemos essa luta dia a dia. Sei o quanto é difícil! Por isso, esse programa é tão importante para ajudar as famílias a terem acessibilidade. É o governo em ação!”, afirma o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira.

Cuidado específico para PcD

Núcleos familiares com algum integrante deficiente já tinham prioridade, mas, desde setembro de 2020, a Codhab e a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEP) assinaram acordo de cooperação técnica para criar um nicho específico. Assim, de forma focada, podem oferecer acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida para pessoas com deficiência (PcD).

*Com informações da Codhab