08/06/2021 às 18:57

DF já vacina pessoas com 58 anos sem comorbidades

Na segunda-feira (7), foi iniciada a vacinação para quem tem 59 anos; 5 mil pessoas na faixa etária foram imunizadas

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Numeralha titulo_grande=”28 mil” texto=” pessoas com 58 anos vivem no DF, segundo dados da Codeplan” esquerda_direita_centro=”direita”]

A vacinação da população de 58 anos começou nesta terça-feira (8), um dia após o início da aplicação do imunizante para quem tem 59 anos. Para se vacinar, é necessário agendar data e horário no site da Secretaria de Saúde (SES) e escolher o ponto de imunização. Até o momento, 5.510 pessoas com 58 anos já agendaram atendimento.

Para tomar a vacina, é preciso fazer o agendamento e escolher o ponto de imunização | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Na faixa etária dos 59 anos, até agora, 11.550 pessoas agendaram a vacinação e 5 mil foram imunizadas na segunda-feira (7). A inclusão da nova faixa etária foi possível graças ao remanejamento de algumas doses remanescentes de grupos prioritários contemplados anteriormente e que, por algum motivo, não buscaram a vacinação.

Dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) estimam que aproximadamente 28 mil pessoas com 58 anos vivem no DF. “Toda vez que a secretaria puder antecipar a vacinação ou o agendamento quanto à vacinação das pessoas, a gente vai fazer, para poder antecipar a todos a vacinação”, assegura o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Ele reafirmou o compromisso com a celeridade da vacinação, dentro do limite de doses disponíveis para estratégia de imunização. Segundo Okumoto, o processo tende a ser mais dinâmico a partir deste mês, e o GDF pretende reduzir em pelo menos um ano a idade do público-alvo por semana.

Agendamento aberto

Das 27.491 pessoas com 59 anos do DF, 7 mil já foram vacinadas por fazerem parte de outro grupo prioritário e 10.375 fizeram o agendamento, ou seja, 50% do público-alvo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na última semana, a SES antecipou o agendamento da vacina contra a covid-19, abrindo um novo agendamento para pessoas de 59 anos sem comorbidades. O agendamento continua aberto, e a vacinação a esse público segue nesta semana.

A vacinação também foi aberta a deficientes ainda não contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com comorbidades acima de 18 anos.

*Com informações da Secretaria de Saúde