09/06/2021 às 13:14, atualizado em 09/06/2021 às 15:48

Operação Verde Vivo é lançada em cerimônia na Praça do Buriti

O intuito é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate aos incêndios florestais

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Foi lançado oficialmente, na manhã desta quarta-feira (9), na Praça do Buriti, a Operação Verde Vivo do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A iniciativa tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate aos incêndios florestais, que ocorrem no período de estiagem no Distrito Federal.

A operação, que se iniciou no mês passado, tem seu período mais crítico durante os meses de maio a setembro.

Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador, Paco Britto, antes do evento, recebeu o comandante-geral do CBMDF, William Augusto Ferreira Bomfim, no gabinete da vice-governadoria. Na oportunidade, Paco falou sobre a importância da operação para a proteção do bioma.

Paco parabenizou a todos os envolvidos na Operação Verde Vivo, desejando sucesso na árdua missão Foto: Vinícius Melo / Agência Brasília

A operação Verde Vivo que é deflagrada justamente na semana em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, reflete o compromisso do governo e, em especial, do Corpo de Bombeiros com a temática”, ressaltou.

Paco parabenizou a todos os envolvidos na Operação Verde Vivo, desejando sucesso na árdua missão, “pelo preparo e afinco característicos desta tropa de valorosos homens e mulheres que compõem o melhor Corpo de Bombeiros do país”.

Durante a cerimônia, o comandante Bomfim classificou a atividade do grupamento de proteção ambiental como “nobre e fundamental”.

Desejou sucesso à operação, ratificando sua importância para o bioma e para a área de preservação no âmbito federal. Lembrou ainda que a responsabilidade do Corpo de Bombeiros vai além do combate ao incêndio, uma vez que atuam em várias frentes com “dedicação e empenho”.

Durante a solenidade, os presentes puderam apreciar o voo demonstrativo do “Nimbus”, avião de combate a incêndio florestal, e, também, as tradições militares, como a apresentação da tropa formada, sob canções executadas pela Banda de Música do CBMDF.

As autoridades receberam homenagens e acompanharam ainda a produção do abafador, instrumento utilizado no combate a incêndios florestais.

Prestigiaram a solenidade o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo Souza; o comandante do Grupamento de Proteção Ambiental, tenente-coronel Hugo; o comandante Operacional, tenente-coronel Eduardo Mundim; o chefe nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tenente-coronel Ricardo Vianna; o chefe-adjunto da Casa Militar, tenente-coronel Alexandre Ataídes; o deputado distrital Roosevelt Vilela; oficiais militares e praças.

Verde Vivo

Atendimentos a incêndios florestais compõem a segunda maior demanda do CBMDF dentre todos os tipos de ocorrências atendidas pela corporação | Foto: Vinícius Melo / Agência Brasília

Referência no Brasil e no mundo, quando se trata de combate aos incêndios florestais, o grupamento de proteção ambiental faz parte da maior operação do CBMDF.

Por isso, emprega a maior quantidade de recursos humanos, viaturas e equipamentos, além de durar todo o período de estiagem, ou seja, metade do ano.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Atendimentos a incêndios florestais compõem a segunda maior demanda do CBMDF dentre todos os tipos de ocorrências atendidas pela corporação.

Em 2020, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros, a Operação Verde Vivo atuou em 7.851 ocorrências de incêndio florestal. Naquele ano, houve mais de 27 mil hectares de mata queimada no bioma cerrado.