11/06/2021 às 11:57, atualizado em 11/06/2021 às 16:06

Começou o agendamento de vacinação para pessoas de 53 a 59 anos

Imunizantes serão aplicados a partir de segunda-feira (14); expectativa é utilizar 114 mil doses

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Foi aberto, às 14h desta sexta (11), o agendamento de vacinação contra a covid-19 para pessoas com 53 a 59 anos sem comorbidades. Serão destinadas 114 mil doses para atender esse público. O número considera somente pessoas nessas faixas etárias que ainda não receberam a primeira dose da vacina, sendo integrante de outros grupos elegíveis para a vacinação. O agendamento poderá ser feito no site vacina.saude.df.gov.br.

A vacinação para essas pessoas começa na próxima segunda-feira (14). No agendamento é possível escolher a data, local e horário para ser atendido. A Secretaria de Saúde atualizou a destinação de mais doses de vacinas para outros grupos prioritários. Entre os dias 14 e 18 de junho, a previsão é aplicar 176.056 doses em pessoas dos grupos prioritários.

No final de semana, a vacinação nos profissionais de creches públicas e privadas será concluída com a aplicação prevista de 8 mil doses em quatro pontos: Parque da Cidade, estacionamento 12, Torre de TV, Taguaparque e Sesc Ceilândia. Somando as doses que serão aplicadas no fim de semana com as 34 mil doses da farmacêutica Janssen previstas para a semana seguinte, serão destinadas 42 mil doses para o grupo de profissionais da educação.

Cobertura vacinal

A cobertura vacinal da primeira dose entre as faixas etárias ultrapassa 100% em pessoas com 70 anos ou mais. Isso ocorre devido a pessoas de outras unidades da federação que buscaram vacinação no DF e que não estavam previstas dentro da estimativa populacional. Com o reforço, a cobertura vacinal passa 100% em pessoas com 75 anos ou mais e chega a 98,51% em quem tem 70 a 74 anos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Vale destacar que a baixa cobertura da segunda dose entre pessoas com 60 a 64 anos ocorre porque muitos integrantes desse grupo receberam a vacina AstraZeneca ou Pfizer/BioNTech, cujo intervalo de aplicação é de 90 dias, ou seja, ainda está no prazo.

*Com informações da Secretaria de Saúde