11/06/2021 às 20:19, atualizado em 11/06/2021 às 20:25

Professor incentiva alunos a aprender por meio do cinema

Projeto inclui festival de filmes e oficinas de cinema, para ajudar na construção das produções dos alunos

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O cinema inspira e pode incentivar a o aprendizado de forma lúdica. Nesse cenário, o professor do Centro Educacional 3 do Guará, Péterson Paim, criou o FESTQUIN 2021: Gravando a distância.

Esta será a primeira versão on-line do festival. Para expandir a participação, o evento será dividido em duas categorias: a primeira para estudantes do ensino fundamental e médio; e a segunda aberta ao público em geral.

Antes do festival, o professor vai ministrar oficinas de cinema. Os interessados em participar das atividades devem preencher um formulário até o dia 20 deste mês.

O conteúdo das oficinas promete auxiliar na construção filmes, sendo de grande valor para quem for inscrever um vídeo no FESTQUIN. As oficinas terão 4h de duração e serão divididas em: Direção & Roteiro; Direção de Fotografia; Direção de Arte; Edição & Efeitos Visuais; e Som & Mixagem.

[Olho texto=”“A produção audiovisual como linguagem pode ser trabalhada de maneira lúdica. No caso dos filmes, pode-se utilizar a transposição das ideias dos estudantes e estimular diferentes formas de interpretação e expressão”” assinatura=”Péterson Paim, professor do Centro Educacional 3 do Guará” esquerda_direita_centro=”direita”]

A produção final de cada oficina será um vídeo. Serão selecionados 20 trabalhos para transmissão no FESTQUIN, dia 28 de julho.

Cinema que educa

Todas as produções inscritas na categoria da educação básica devem apresentar uma abordagem científica, seja ela em química, física, biologia ou matemática. Segundo Péterson Paim, a intenção do trabalho é que o estudante consiga assimilar os conteúdos trabalhados em sala de aula sua realidade, construindo o próprio conhecimento.

“A importância desse projeto no contexto pedagógico é conseguir assimilar fatos cotidianos e transpor isso para o meio audiovisual. A produção audiovisual como linguagem pode ser trabalhada de maneira lúdica. No caso dos filmes, pode-se utilizar a transposição das ideias dos estudantes e estimular diferentes formas de interpretação e expressão”, pontua o professor.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante o festival on-line, ocorrerá também uma cerimônia de premiação inspirada na entrega do Oscar. Os vencedores de cada categoria receberão certificados. Os melhores vídeos vão ganhar um prêmio especial surpresa.

 

*Com informações da Secretaria de Educação