14/06/2021 às 10:00, atualizado em 14/06/2021 às 11:07

Que tal fazer uma capacitação on-line sobre maracujá?

Treinamento para técnicos começa nesta terça-feira (15) e será o primeiro de uma capacitação promovida pela Emater, Embrapa e pelo Mapa

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A Emater-DF inicia nesta terça-feira (15) a capacitação em fruticultura tropical com o tema “Maracujás”. A palestra, gratuita e on-line, será a primeira de uma série de capacitações em fruticultura para técnicos do Distrito Federal realizada em parceria com a Embrapa e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA) do Ministério da Agricultura (Mapa).

“Serão 17 módulos compostos por uma etapa teórica e uma etapa prática e estarão envolvidos pesquisadores de Embrapas de todo o Brasil. Vamos contemplar diversas frutas ao longo de 2021 e 2022”, explica a gerente de agropecuária da Emater-DF, Adriana Nascimento. Segundo a gerente, a parte teórica será ministrada de forma virtual e aberta no canal da Embrapa no YouTube.

Foto: Emater-DF/Arquivo

Coordenador de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo falará sobre experiências de sucesso no dia 30 | Foto: Emater-DF/Arquivo

A etapa prática acontecerá de forma presencial, mas, também, terá transmissão on-line. “Enquanto durar a pandemia, a parte presencial será apenas com alguns alunos de Brasília, mas quando esse momento passar, quem quiser acompanhar presencialmente vai poder comparecer”, afirma.

[Olho texto=”“Essa cadeia produtiva traz excelentes possibilidades de renda para nossos produtores, tem grande valor agregado e há muito espaço para comercialização no DF, já que ainda não conseguimos atender a demanda em vários produtos”” assinatura=”Denise Fonseca, presidente da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para Adriana Nascimento, a capacitação foi pensada para os técnicos da Emater-DF, mas o formato on-line possibilita a participação gratuita de interessados de vários locais e até outros estados, o que é uma boa maneira de repassar o conhecimento. “Resolvemos abrir a capacitação gratuitamente para a participação de interessados, sejam técnicos, produtores ou estudantes, para compartilhar o conhecimento com mais pessoas”, explica. “Possibilitar a participação de produtores rurais é também fazer o nosso trabalho de extensão rural, que é um trabalho de ensino e orientação”, afirma a engenheira agrônoma.

Com um crescimento de 22% de seu Valor Bruto de Produção (VBP) no último ano, o cultivo de frutas tem despontado com uma das cinco principais cadeias produtivas do DF. “A fruticultura é uma das áreas mais importantes de crescimento do agro, além de contribuir muito para o crescimento da economia brasileira como geradora de renda no campo, alimentação e geração de empregos”, explica Adriana Nascimento. “É uma área de geração de divisas, pois várias frutas participam dos itens de exportação brasileira”, destaca.

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, diz que a capacitação vem em um momento em que a empresa investe na fruticultura do Distrito Federal. “Essa cadeia produtiva traz excelentes possibilidades de renda para nossos produtores, tem grande valor agregado e há muito espaço para comercialização no DF, já que ainda não conseguimos atender a demanda em vários produtos”, afirmou. “O ciclo de palestras é uma excelente oportunidade para os interessados conhecerem as possibilidades de cultivo.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na terça-feira (15), a primeira capacitação terá como tema o cultivo do maracujá – cultivares, sistemas de produção e mercado. A palestra técnica será ministrada pelo pesquisador Fábio Gelape Faleiro, da Embrapa Cerrados.

“Nós trabalhamos com diferentes tipos de maracujás. O maracujá azedo, que é para sucos; o maracujá doce, para consumo in natura; e os maracujás silvestres, medicinais e ornamentais”, disse o especialista, em relação ao trabalho desenvolvido na Embrapa Cerrados. No dia 30, na etapa prática, será a vez do coordenador de Fruticultura da Emater-DF, Felipe Camargo. Ele vai apresentar uma experiência de sucesso no Núcleo Rural Pipiripau.

Emater-DF

A Emater-DF é uma empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Capacitação em fruticultura tropical: Maracujás – cultivares, sistemas de produção e mercado
Data: terça-feira (15), às 9h
Participação gratuita e on-line
Acesso pelo YouTube.

*Com informações da Emater-DF