14/06/2021 às 10:40, atualizado em 14/06/2021 às 12:35

Saúde estima aplicar 186 mil unidades da segunda dose

Completar esquema vacinal é fundamental para que eficácia da imunização seja conferida

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

A orientação é que as pessoas que já tenham recebido a primeira dose da vacina compareçam a um posto de vacinação, na data marcada no cartão, sem necessidade de agendamento

A Secretaria de Saúde alerta para que as pessoas que já receberam a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19 fiquem atentas à data marcada no cartão vacinal e procurem um dos postos de vacinação para completar a imunização.

Apesar do número baixo do reforço aplicadas nos últimos dias, quando comparado o recebimento diário da primeira dose, o número está dentro da expectativa da pasta, que prevê para todo o mês de junho aplicar 28 mil doses, a maioria do imunizante CoronaVac/Butantan.

Em julho, a previsão é completar o esquema vacinal em cerca de 186 mil pessoas. A maioria receberá a vacina AstraZeneca. Hoje, a Secretaria de Saúde possui na Rede de Frio Central 98.710 doses para garantir a dose de reforço para aqueles que tomaram a primeira.

No Distrito Federal, as doses reservadas para segunda aplicação não serão utilizadas para D1 – como alguns municípios brasileiros fizeram e enfrentaram falta de imunizantes para vacinar a população que retornou aos postos.

“É essencial que o esquema vacinal esteja completo para que a eficácia da vacina seja conferida. Os indivíduos que não recebem as duas doses não possuem a devida proteção. Isso é válido para todas as vacinas que possuem esquemas de mais de uma dose”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

As três vacinas atualmente em uso no Distrito Federal são aplicadas em duas doses. Ainda não disponível no Brasil, apenas a da farmacêutica Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson, prevista para chegar nesta semana, é administrada em dose única. A segunda dose deve ser aplicada no intervalo de até 28 dias no caso da CoronaVac/Butantan e de 12 semanas para AstraZeneca e Pfizer/BioNTech.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A orientação é que as pessoas que já tenham recebido a primeira dose da vacina compareçam a um posto de vacinação, na data marcada no cartão, sem necessidade de agendamento. A Secretaria de Saúde recomenda que, mesmo tendo perdido o prazo, as pessoas procurem os postos para completar o esquema vacinal.

Cuidados com a saúde

Mesmo após finalizar o ciclo das duas doses, é preciso manter a rotina de cuidados contra o coronavírus. A pasta alerta que deve ser mantido o distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos.

Os estabelecimentos comerciais também devem seguir as orientações sanitárias vigentes para garantir segurança para os funcionários e clientes, como oferecer álcool em gel, medir a temperatura e outras orientações técnicas no combate a covid-19.

* Com informações da Secretaria de Saúde