18/06/2021 às 21:18, atualizado em 18/06/2021 às 22:56

Em dois dias, quase 2.500 atendimentos na Cidade Estrutural

Mais de 20 serviços, como emissão de identidade, consultas e ajuda da Defensoria foram oferecidos, com apoio de órgãos do GDF e de parceiros

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Em dois dias de ação, 2.473 atendimentos de justiça, cidadania e saúde foram realizados pelo Programa Sejus Mais Perto do Cidadão, na Estrutural. O evento, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania, teve sua primeira edição de 2021.

A população teve acesso aos serviços do Na Hora, Conselho Tutelar e Defensoria Pública, além dos atendimentos de saúde com fisioterapeuta, oftalmologista e nutricionista| Foto: Divulgação/Sejus

Para a secretária Marcela Passamani, o Programa Sejus Mais Perto do Cidadão, alcançou o seu objetivo. “Ouvimos de perto as demandas dos moradores, acolhemos e fomos acolhidos. Levamos serviços essenciais de justiça e cidadania. Nosso objetivo, enquanto secretaria de governo, é levar os serviços essenciais nas comunidades, ao alcance a todos”, disse.

[Olho texto=”“Ouvimos de perto as demandas dos moradores, acolhemos e fomos acolhidos. Levamos serviços essenciais de justiça e cidadania”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

A população teve acesso aos serviços do Na Hora, Conselho Tutelar e Defensoria Pública, além dos atendimentos de saúde com fisioterapeuta, oftalmologista e nutricionista. Na ação, os parceiros do Senac proporcionaram cortes de cabelos e barbearia na Carreta da Beleza e o Sesi fez demonstração de alimentação saudável com degustação. Os moradores também puderam prestigiar as apresentações culturais com artistas locais.

Atendimento oftalmológico

O atendimento oftalmológico foi essencial para o morador Silvio Lima da Costa, de 47 anos. “Me entregaram um panfleto na rua informando dos atendimentos. Eu aproveitei para fazer exame de vista e saber se estava tudo bem ou se precisava usar óculos”.

A aposentada Francineide Alves, 53 anos, tirou o dia para ir ao psicólogo e, também, para receber orientações da Defensoria Pública. “Hoje eu vim para me consultar com psicólogo e vou também aproveitar pra resolver uns problemas jurídicos”, contou.

Além da prestação de serviços, a população teve acesso à exposição do Museu das Drogas, com orientação sobre prevenção e combate, parceria realizada com a Polícia Civil; e contou também com a exposição do Corpo de Bombeiros, com demonstração de primeiros socorros; e a Feira de Talentos, com a comercialização de produtos artesanais e brechó das pessoas atendidas pelo Programa Pró-Vítima, da Sejus.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Parceiros

Na ação, a Sejus contou com a parceria da Polícia Civil do Distrito Federal; Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Secretaria de Segurança Pública; Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); Polícia Civil, SESC, Clínica Visão Catarata, Detran, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Defensoria Pública do DF e Administração Regional da Estrutural.

*Com informações da Sejus