19/06/2021 às 11:04, atualizado em 19/06/2021 às 12:52

Rotatória da DF-440 quase pronta para a população

Mais de 90% da obra foi executada e beneficiará cerca de 20 mil motoristas que passam pelo setor Nova Colina, Rota do Cavalo e região

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Antiga reivindicação da comunidade local, a rotatória na rodovia DF-440 (Km 5), em Sobradinho, está praticamente pronta. A obra passou dos 90% de execução e logo trará mais segurança e conforto aos moradores do Setor Habitacional Nova Colina, da Rota do Cavalo, e condomínios das redondezas. A construção é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). 
 

O serviço é realizado em um trecho com cerca de 800 metros e conta com o apoio da Administração Regional de Sobradinho e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Segundo o órgão, a pavimentação do trecho já foi toda concluída e resta somente o assentamento de cerca de 450 metros de meios-fios e a sinalização vertical e horizontal. A obra vai beneficiar cerca de 20 mil motoristas que passam ali diariamente.
 
“Vamos melhorar e muito a segurança viária na região. Os motoristas faziam um acesso improvisado no Nova Colina, retornos em locais inadequados. O trânsito será disciplinado a partir de agora”, explica o superintendente do DER/DF, Cristiano Cavalcante. Cerca de 350 toneladas de massa asfáltica já foram usadas e o superintendente estima em dez dias a conclusão do “balão”.
 
O serviço é realizado em um trecho com cerca de 800 metros e conta com o apoio da Administração Regional de Sobradinho e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Já o custeio faz parte dos valores mensais destinados pelo DER a esse tipo de intervenção.
 
Fluxo cada vez maior
 
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]
O administrador da cidade, Abílio Castro, revela que os chacareiros que são produtores na região serão, também, beneficiados. “Vai melhorar o escoamento da produção desses trabalhadores. Além do que, moradores de condomínios como o Saquarema, Petrópolis e Asa Branca enfrentarão menos trânsito nos deslocamentos”, observa.
 
Castro lembra que a DF-440 passou a ser uma rota alternativa para os motoristas que usam a BR-020, na Saída Norte do Distrito Federal. E, portanto, vem ganhando um fluxo de veículos cada vez maior. “O tráfego na via hoje é muito grande e os acidentes comuns. Com a nova rotatória, isso com certeza vai diminuir e o ganho é da população”, finaliza.