20/06/2021 às 14:16, atualizado em 21/06/2021 às 11:15

O que você acha de a W3 ficar fechada todos os domingos?

Codeplan fez uma pesquisa de opinião para saber o que os frequentadores pensam. Duzentos questionários foram respondidos

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Quando o governador Ibaneis Rocha determinou em junho de 2020 o fechamento da W3 Sul para a prática de esportes e lazer, um novo espaço público de recreação era criado aos domingos e feriados. A ideia foi aclamada por quem mora na região, mas como toda política pública do Governo do Distrito Federal (GDF) está aberta para adequações e ajustes propostos pelo próprio cidadão.

Há um ano, a W3 Sul é fechada aos domingos para lazer | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Foi pensando nisso que a Secretaria de Governo, por meio da Companhia de Planejamento (Codeplan) realizou na manhã deste domingo (20) uma pesquisa de opinião para saber o que os frequentadores acham do Viva W3. Foram preenchidos 200 questionários.

Durante cerca de três horas, 14 pesquisadores espalhados ao longo das quadras 503 a 513 faziam 15 perguntas como as preocupações das pessoas com a abertura da via para o lazer, se tinham interesse em consumir alimentos vendidos por lá e se achavam que o projeto deveria ser expandido a outras regiões administrativas.

“A orientação no governo é de que as políticas públicas sejam sempre monitoradas e avaliadas, para que devidos ajustes sejam feitos, sempre de forma a atender os anseios da maioria da população”, informou o presidente da Codeplan, Jean Lima.

Ao lado da secretária de Turismo Vanessa Mendonça e da secretária executiva de Acompanhamento e Monitoramento de Políticas Públicas da Secretaria de Governo, Meire Mota, ele acompanhou a aplicação da pesquisa de satisfação.

Adequações

“Digo sempre que esse projeto está aberto a ser constantemente aperfeiçoado e avançar de acordo com as necessidades apresentadas pela maioria dos frequentadores”, garante Meire. De acordo com ela, a Ouvidoria do GDF vem recebendo, inclusive, pedidos de para que projetos como o Viva W3 e o Eixão do Lazer sejam replicados em mais regiões administrativas.

“A recuperação da W3 é vital tanto para o turismo em Brasília quanto no resgate da história para que possa ser vivenciada pelas novas gerações”, completou a secretária Vanessa Mendonça.

Quem também fez coro às vantagens do Viva W3 foi o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo Ferreira. Acompanhado da esposa Francis Ferreira, 41 anos, e morador da Asa Sul, ele aproveitou a manhã de domingo para fazer uma caminhada próximo de casa. “Temos aqui um espaço seguro que conta, inclusive, com o suporte das forças de segurança integradas em prol do projeto.”

Carlos Cezar Soares, 60 anos, diz curtir a via de esporte e lazer próxima de casa

Passeando pela via de bicicleta, o servidor aposentado Carlos Cezar Soares, 60 anos, e o advogado Márcio Guidacci, disseram curtir a via de esporte e lazer próxima de casa. Entusiastas do projeto, eles se preparam para lançar uma associação de moradores das quadras 700.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Somos totalmente favoráveis à ideia pois, além de uma opção de recreação na cidade, colabora na despoluição sonora e do ar nos horários em que o trânsito de veículos está interrompido”, resumiu Guidacci.