21/06/2021 às 15:38, atualizado em 21/06/2021 às 17:38

Novos servidores tomam posse na Educação

São 437 profissionais da carreira assistência que vão reforçar o quadro de pessoal, principalmente nas escolas

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Dia de muita emoção para os 437 servidores da carreira assistência à educação nomeados pelo governador Ibaneis Rocha. Chegou o momento da posse na Secretaria de Educação (SEE), que está ocorrendo no decorrer desta segunda-feira (21), no auditório da Regional de Ensino do Plano Piloto. Os novos servidores estão sendo recepcionados pelo secretário executivo da pasta, Fábio Sousa, que representa o secretário Leandro Cruz, e pelo subsecretário de Gestão de Pessoas, Idalmo Santos.

Foto: Mary Leal/Secretaria de Educação

Para evitar aglomeração, os servidores foram divididos em grupos, pela manhã e à tarde. São 220 pessoas para apoio administrativo, 97 monitores e 85 secretários escolares. Outras seis categorias também receberam novos servidores | Foto: Mary Leal/Secretaria de Educação

“Para a secretaria, essa nomeação é muito importante devido à carência histórica que temos nessas áreas da carreira assistência. É um concurso muito antigo, de 2016, que havia convocado poucos profissionais. Agora, temos uma convocação expressiva. É um momento muito esperado por todos. Tenho certeza que esses profissionais vão fazer a diferença para as nossas escolas, para a secretaria”, afirmou Fábio Sousa.

Idalmo Santos destacou que os novos profissionais já entram com a nova Política de Qualidade de Vida, Saúde e Bem-estar, instituída pela Portaria nº 281, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) no dia 14 passado. “São ações que envolvem a capacitação dos servidores, trazendo uma nova visão de gestão. Vamos tratar de diversos temas, no intuito de melhorar o ambiente de trabalho, entre eles, a questão do estresse e o cuidado com a saúde mental”, adiantou o subsecretário.

Emoção

Ingressante na esfera pública, Marco Aurélio Soares tem o curso técnico de secretário escolar, exercia a atividade havia quase 30 anos e espera, com sua experiência, contribuir com a educação pública. “A ficha não caiu ainda. Parece que estou vivendo um sonho, porque foi uma luta, uma espera muito longa, mas hoje chegou o dia que a gente tanto aguardava. É fantástico”, disse o novo servidor.

Alessandro Brandão, 30 anos, atuava como advogado, mas o que ele almejava mesmo era um emprego estável. Agora, será monitor escolar. “Estou muito feliz; era o meu sonho passar em um concurso, estou me sentindo realizado. É o momento mais importante da minha vida”, declarou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Reforço nos quadros

Para evitar aglomeração, os novos servidores foram divididos em grupos, com hora marcada, pela manhã e à tarde. São 220 pessoas para apoio administrativo, 97 monitores, 85 secretários escolares, 23 na área de psicologia, dois de direito, dois de contabilidade, dois de tecnologia da informação, dois de biblioteconomia e dois de administração.

Eles estão recebendo uma cartilha que apresenta a Secretaria de Educação e traz orientações gerais sobre os direitos e deveres dos profissionais. Do mesmo concurso, haviam sido nomeados outros 251 profissionais. Na carreira magistério, desde o começo da gestão, já são 1.679 nomeações.

*Com informações da Secretaria de Educação