23/06/2021 às 10:23, atualizado em 23/06/2021 às 13:12

Assistência social contribui para ação de segurança na Estrutural

Projeto ‘Área de Segurança Prioritária’ vai prevenir e reprimir violência na região administrativa

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

O morador da Estrutural Thiago Bezerra, de 23 anos, afirma que o reforço no policiamento e a confecção de mais benefícios aos jovens pode ampliar a segurança na cidade | Fotos: Divulgação/Sedes

“A gente precisa de mais policiamento e de mais benefícios para os jovens”. É essa a receita do Thiago Bezerra, de 23 anos, para melhorar a segurança na Estrutural. Desempregado, ele conta que já viu colegas da mesma idade irem para a criminalidade, algo evitável apenas por meio de oportunidades.

Movido pela curiosidade, Thiago acompanhou nesta última terça-feira (22) o lançamento do projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), que ao longo de três meses vai realizar ações para combater e prevenir a violência.

A solenidade ocorreu em um local de nome sugestivo: a Praça da Juventude, localizada em frente à Administração Regional da Cidade Estrutural.

A ação social é vista também como prioritária para Joana Nogueira, de 60 anos. Ela trabalhava na área de limpeza e ficou desempregada logo no início da pandemia de covid-19.

Agora, recebe o auxílio emergencial do governo federal e neste mês recebeu o Cartão Prato Cheio. “Vale a pena! Com o cartão do GDF posso fazer as compras, já que está tudo caro, mas dá para passar”, conta.

A moradora da Estrutural diz ainda que nas últimas semanas aumentou o número de pessoas conhecidas com o benefício. “Aqui tem um monte de pessoas que recebem o Prato Cheio; veio muito cartão agora”, diz.

A declaração de Joana aborda a ampliação do projeto da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes): agora, são 35 mil famílias atendidas pelo auxílio mensal de R$ 250 para a compra de produtos alimentícios.

Presente à cerimônia de lançamento da ASP, o governador Ibaneis Rocha ressaltou o caráter de integração de políticas públicas. “Nós vamos levar serviços, vamos levar cidadania. Vamos mostrar que o Estado existe, e existe para proteger”, afirmou. O projeto é realizado a partir de um mapeamento detalhado de vulnerabilidades sociais em uma região.

Mutirões

A Sedes tem atuado para ampliar os atendimentos sociais na Estrutural. O planejamento da secretaria é que o atendimento agendado no Cras da Estrutural ganhe velocidade

A Sedes tem atuado para ampliar os atendimentos sociais na Estrutural. O planejamento da secretaria é que o atendimento agendado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Estrutural ganhe velocidade.

O número de servidores foi ampliado em 50% no último mês, com a chegada de novos profissionais convocados após concurso público. Também já foram feitos mutirões para atendimentos socioassistenciais e registros no Cadastro Único.

“Os mutirões estão sendo planejados para dar agilidade nas demandas do cidadão. Durante a semana, os servidores estão engajados no atendimento remoto, e a abertura no sábado permitiu atender quem quis ir pessoalmente até o Cras”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. A gestora enfatizou que  todas as pessoas atendidas fazem parte da mesma fila, de quem fez agendamento pelo número 156 ou pelo site da secretaria.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em um único sábado, foram realizados 168 atendimentos, respeitando os protocolos da covid-19, como o uso de máscara e o distanciamento social.

A dona de casa Marcionília Pereira de Jesus foi uma das pessoas atendidas na ação e pôde atualizar seus dados no Cadastro Único. “O Cras é muito importante porque é onde as pessoas encontram benefícios para sobreviver. Na situação em que estamos vivendo, está muito difícil”, disse.

* Com informações da Sedes