23/06/2021 às 19:52, atualizado em 23/06/2021 às 19:58

Avança a criação do Setor Habitacional Jóquei Clube

Terreno de 252 hectares em frente a Vicente Pires terá capacidade para receber até 52 mil moradores em unidades verticais

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Freddy Charlson

O surgimento de uma nova área residencial em Brasília avança com a assinatura, nesta quinta-feira (24), de um termo de cooperação técnica para a criação do Setor Habitacional Jóquei Clube. O terreno de 252 hectares fica em frente a Vicente Pires, entre a Estrada Parque Taguatinga e Guará (EPTG) e a Estrutural, e poderá receber até 52 mil moradores em 17,5 mil apartamentos. Cada hectare equivale a 10 mil metros quadrados.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

No Jóquei Clube, serão oferecidos imóveis residenciais econômicos, de médio e alto padrões para atender os diversos perfis da população | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O acordo para cessão do terreno e a construção das unidades será feito entre o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Terracap e a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF). A solenidade será realizada no Palácio do Buriti, às 11h, com transmissão ao vivo pelos canais da Agência Brasília nas redes sociais.

[Olho texto=”A Seduh já aprovou o Estudo Territorial Urbanístico aplicável ao setor habitacional. Esse é o primeiro passo necessário para possibilitar o início do processo de parcelamento do solo urbano” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Pelo acordo, a associação doará o Plano Urbanístico da Área de Expansão Urbana da região, projeto que será concluído ainda este ano. Em contrapartida, o GDF vai realizar o processo de licitação pública, além de providenciar a infraestrutura e o licenciamento ambiental para construção na área.

Imóveis

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) já aprovou o Estudo Territorial Urbanístico (ETU) aplicável ao setor habitacional. Esse é o primeiro passo necessário para possibilitar o início do processo de parcelamento do solo urbano.

No Jóquei Clube, serão oferecidos imóveis residenciais econômicos, de médio e alto padrões para atender os diversos perfis da população, assim como unidades comerciais para contemplar diversos segmentos econômicos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O objetivo é agilizar a confecção dos projetos urbanísticos do setor, oferecendo de forma mais rápida moradias para população do DF, com unidades verticais e reservas para habitações multifamiliares populares”, explica o diretor técnico da Terracap, Hamilton Lourenço.

Presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira destaca que a formalidade e a regularização do processo vão refletir em segurança para os compradores e investidores do mercado imobiliário. “É mais uma contribuição para o desenvolvimento e expansão ordenada do DF, com um projeto que atende todas as normas legais e ambientais.”