23/06/2021 às 18:11, atualizado em 23/06/2021 às 18:15

Começa a vacinação dos garis do Serviço de Limpeza Urbana

Trabalhadores foram inclusos no grupo prioritário e os primeiros da lista já foram imunizados

Por Agência Brasília* | Edição: Mônica Pedroso

Nesta quarta-feira (23), os garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) começaram a receber a vacina de imunização da covid-19. A categoria foi incluída no grupo prioritário e, logo cedo, os garis foram recebidos pelas equipes da Secretaria de Saúde (SES/DF) que já estavam a postos, no estacionamento 13 do Parque da Cidade, para atender os 300 primeiros selecionados da lista.

Os 900 garis das três empresas que trabalham na limpeza do DF serão imunizados | Foto: Divulgação/SLU

Até sexta-feira serão vacinados 900 garis das três empresas que prestam serviço de limpeza pública no DF: Suma Brasil, Valor Ambiental e Sustentare. Lindomar Correa, de 38 anos, foi o primeiro gari a receber a vacina. Ele trabalha há cinco anos em uma das empresas que prestam serviço para o SLU, a Valor Ambiental e falou um pouco sobre esse momento. “Estou me sentindo muito feliz. Foi demorado, mas chegou. Somos da linha de frente e fiquei muito feliz por todos que lutaram por nós e será um dia marcante, não só para mim, mas também para meus colegas de trabalho”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destaca o avanço da vacinação no DF contemplando categorias prioritárias. “Estamos felizes em poder avançar cada vez mais, e levando a vacina para os trabalhadores da limpeza urbana. Os garis têm um papel fundamental em nossa cidade e devem ser vacinados para que possam trabalhar com segurança e tranquilidade”, disse Okumoto, ressaltando a importância dessa parceria com o SLU e outros órgãos do governo, seguindo determinação do governador Ibaneis Rocha.

[Olho texto=”“Durante todo esse período de pandemia, a prestação de serviço de limpeza pública não parou” assinatura=”Sílvio de Moraes, diretor-presidente do SLU” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o diretor-presidente do SLU, Silvio de Morais, a inclusão dos garis nos grupos prioritários foi uma conquista, mas também é um reconhecimento dos serviços prestados. “Durante todo esse período de pandemia, a prestação de serviço de limpeza pública não parou. Cada cantinho da nossa cidade limpa, tem por traz a atuação de um gari e essa vacinação traz no coração deles um conforto de que o trabalho é reconhecido pelo Governo do Distrito Federal”

O diretor de comunicação do Sindicato de Limpeza Urbana do Distrito Federal, Raimundo Nonato também esteve presente para conferir de perto a conquista da categoria. “Quero agradecer ao Silvio, presidente do SLU, que sempre esteve de portas abertas para nos receber e juntos dialogamos em busca de uma solução. Hoje é um dia de alegria para esses trabalhadores que vão poder fazer seu trabalho diuturnamente em paz, tranquilo porque estão sendo imunizados”, finalizou.

 

*Com informações do SLU