24/06/2021 às 14:17, atualizado em 24/06/2021 às 14:27

Jóquei Clube, o mais novo bairro do DF

Governo assina acordo para criação de setor habitacional sustentável entre a EPTG e a Estrutural para abrigar 52 mil pessoas

Por IAN FERRAZ, DA AGÊNCIA BRASÍLIA | Edição: Freddy Charlson

O Distrito Federal caminha para ganhar mais um bairro residencial. Nesta quinta-feira (24), o Governo do Distrito Federal (GDF) assinou o termo de cooperação técnica que cria o Setor Habitacional Jóquei Clube, em uma área de 252 hectares em frente a Vicente Pires, entre a Estrada Parque Taguatinga e Guará (EPTG) e a Estrutural.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

No acordo, o governo fica responsável pela licitação pública, infraestrutura e licenciamento ambiental para construção da área. Parceira no projeto, a Ademi-DF doará o Plano Urbanístico da Área de Expansão Urbana da região | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O passo foi dado em cerimônia no Palácio do Buriti com a presença do governador Ibaneis Rocha e demais autoridades envolvidas no projeto. A previsão é que até 52 mil moradores possam ocupar os 17,5 mil apartamentos que devem ser construídos na região.

[Olho texto=”“Tenho convicção de que os órgãos vão entregar esse projeto do Jóquei o mais rápido possível para que no início do ano que vem a gente tenha esse bairro sendo construído”” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No acordo, o governo fica responsável pela licitação pública, infraestrutura e licenciamento ambiental para construção da área. Parceira no projeto, a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF) doará o Plano Urbanístico da Área de Expansão Urbana da região. A Ademi-DF também foi responsável pelo projeto do Noroeste, hoje apontado como um dos principais bairros do DF.

No Jóquei Clube, serão oferecidos imóveis residenciais econômicos, de médio e alto padrões para atender os diversos perfis da população, assim como unidades comerciais para contemplar diversos segmentos econômicos. Confira o vídeo da cerimônia no Palácio do Buriti:

“Tenho convicção de que os órgãos vão entregar esse projeto do Jóquei o mais rápido possível para que no início do ano que vem a gente tenha esse bairro sendo construído. O Jóquei já é uma região de fácil acesso, tem acesso pela EPTG e pela Estrutural”, destaca o governador Ibaneis Rocha.

Projeto moderno

“Teremos um projeto moderno de um novo bairro, com toda a infraestrutura necessária, concretizando mais uma etapa dessa expansão urbana planejada para o DF”, acrescentou o presidente da Terracap, Izidio Santos. “Preocupamos em ter todas as condições mais modernas do urbanismo atual. Um bairro muito verde, ciclovias e transporte público na região. Foram feitos muitos estudos ambientais e urbanísticos”, aponta o presidente da Ademi-DF, Eduardo Aroeira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) já aprovou o Estudo Territorial Urbanístico (ETU) aplicável ao setor habitacional. O documento é necessário para possibilitar o início do processo de parcelamento do solo urbano.

“Essa área do Jóquei já é uma área urbana, desde 2009, e já tinha recebido as primeiras diretrizes para parcelamento do solo desde 2017. De 2019 para cá atualizamos essas diretrizes para que a criação desse bairro viesse dentro da perspectiva do urbanismo contemporâneo e pensado dentro da questão da sustentabilidade”, argumenta Mateus Oliveira.