24/06/2021 às 19:11, atualizado em 24/06/2021 às 19:53

Reformada enfermaria da clínica médica do Hospital do Guará

Unidade teve reparos nas redes elétrica e hidráulica, instalação de rede de vácuo e melhorias no layout que a tornaram mais ventilada

Por Agência Brasília*

[Olho texto=”“A criação de uma sala de preparo para medicamentos facilita o trabalho dos profissionais”” assinatura=”Osnei Okumoto, secretário de Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nesta quinta-feira (24), foi entregue a reforma da enfermaria da clínica médica do Hospital Regional do Guará (HRGu). As obras começaram em 18 de maio e terminaram em pouco mais de um mês. A unidade passou por reparos necessários para tornar o ambiente mais seguro e acolhedor para pacientes e profissionais do setor.

Presente à entrega do novo espaço, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto (de terno), destacou os benefícios que a reforma levará a pacientes e profissionais | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

“A reforma dá possibilidade de melhor atendimento aos pacientes que precisarem de internação. A criação de uma sala de preparo para medicamentos facilita o trabalho dos profissionais. É muito bom ver os resultados acontecendo”, avaliou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, que parabenizou a equipe da Região de Saúde Centro-Sul pelo trabalho e dedicação.

Com a reforma e a readequação do espaço, a unidade, que contava com 16 leitos, ganhou mais um. Houve reparo na rede elétrica, com troca de canos de ferro por estrutura de PVC (projeto que será realizado em todo o HRGu); instalação de rede de vácuo (anteriormente eram necessários aspiradores portáteis para cuidados com os pacientes) e troca de forro do teto e de piso.

Além disso, foram feitas reformas na iluminação, adequação de espaço para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos do setor realizarem prescrições e evoluções em espaço claro e arejado; criação de rota de fuga contra incêndio e melhorias no formato de toda a enfermaria, com paredes apenas em locais que receberão leitos e pontos de rede de gases.

“Essa medida tornou o local mais leve, com menos paredes, o que permite, além de mais circulação de ar, melhor visibilidade dos pacientes internados. Outra modificação importante foi a adequação da sala de preparo de medicações em local arejado, conforme regulamenta o Conselho Regional de Enfermagem”, explica a superintendente da Região Centro-Sul, Flávia Oliveira Costa.

Também foi realizada adequação do repouso da enfermagem, da copa e da área de supervisão do setor. Os banheiros receberam tratamento especial, com troca de louças e pisos, permitindo melhor higienização do local.

Melhorias no layout da enfermaria deixaram o local mais leve, com menos paredes, permitindo mais circulação de ar e melhor visibilidade dos pacientes internados

O projeto de reforma foi executado com verba do contrato de manutenção predial e emenda parlamentar do vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rodrigo Delmasso, que esteve presente à solenidade de entrega do espaço. Segundo ele, é muito bom ver o resultado de seu trabalho em melhorias para a população. “Com essa reforma, o Hospital Regional do Guará poderá atender melhor seus pacientes”, destacou o parlamentar.

Também presente à entrega da reforma, a secretária adjunta de Assistência, Raquel Beviláqua, parabenizou todos os reparos feitos na enfermaria de clínica médica. “A adequação ficou de acordo com a necessidade dos pacientes, e agora será possível a instalação de máquinas de hemodiálise”, destacou.

Outros equipamentos

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Região de Saúde Centro-Sul possui 28 aparelhos de saúde, divididos em 20 unidades básicas, quatro policlínicas, duas unidades do Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um hospital regional e um local para internação de pacientes psiquiátricos, conhecido como Casa de Passagem.

Algumas unidades apresentam desgaste na estrutura física, ocasionados pelo tempo. O Contrato de Manutenção Predial Emergencial da Secretaria de Saúde foi liberado em 6 de maio com o objetivo de executar manutenção estrutural dos aparelhos, incluindo manutenção das redes hidráulica, elétrica, de dados, de gases e correção de infiltrações, entre outras ações.

*Com informações da Secretaria de Saúde