25/06/2021 às 19:39, atualizado em 25/06/2021 às 19:52

Bebês fazem ensaio na UTI do Hospital Regional de Sobradinho

Ação foi organizada pela equipe de enfermagem e contou com a participação de 20 recém-nascidos

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

Lacinhos e fitas, chapeuzinho, sainha de chita e gravatinhas. O colorido das festividades juninas invadiu a UTI neonatal do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) nesta quinta-feira (24). O local foi palco de um ensaio fotográfico organizado pela equipe de enfermagem da unidade. Ao todo, 20 bebês prematuros e não prematuros foram fotografados durante a ação.

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

O preparo dos bebês foi feito por enfermeiras, que tiraram as fotos. Nas incubadoras e berços foram colocadas bandeirolas confeccionadas em EVA, material que não contém substâncias tóxicas | Fotos: Divulgação/Secretaria de Saúde

“Resolvemos fazer a comemoração dos festejos juninos para alegrar mais a equipe e os familiares dos bebês que estão internados na UTI neonatal nesta época tão difícil de distanciamento e perdas”, revela a supervisora de enfermagem, Flávia Lacerda.

O preparo e a caracterização dos bebês foram feitos por enfermeiras da equipe, que também confeccionaram os adereços utilizados no ensaio e tiraram as fotos. Dentro das incubadoras e dos berços foram colocadas bandeirolas confeccionadas em EVA, material que não contém substâncias tóxicas.

Todas as mamães autorizaram a colocação dos adereços e a realização das fotografias. Os registros foram enviados de forma on-line às mães. Elas ficaram felizes e entusiasmadas com o resultado e participaram em alguns momentos na área externa da UTI. “Foram tomados todos os cuidados necessários para realizar o ensaio. Os adereços foram individuais e não tiveram reuniões coletivas com as mães”, destaca Flávia.

Além do ensaio fotográfico, foi organizado um arraiá junino. Com pratos típicos e tomando todos os cuidados, a equipe desfrutou do clima festivo e descontraído

Rosicleide de Souza, 32 anos, mãe do pequeno Bryan Lucas, aprovou a iniciativa. “Eu achei muito bom. Por mais que ele seja tão pequeno e não entenda, vou ter o registro para mostrar para ele lá na frente”, afirma. Bryan nasceu um pouco antes de completar oito meses de gestação e segue internado para ganhar peso e tratar uma anemia.

A mãe também passou um tempo internada para tratar complicações do parto, e recorda que o filho deu a ela forças para a recuperação. Diariamente ela fica com ele no hospital e ressalta que a rotina é cansativa, mas momentos como esse trazem ânimo. Rosicleide adora tirar fotos e diz ter registrado vários momentos ao longo da gestação.

Arraiá

Além do ensaio fotográfico, foi organizado um arraiá junino. Com pratos típicos e uma decoração montada na área externa adjunta à UTI. Tomando todos os cuidados que o momento exige, a equipe pode desfrutar do clima festivo e descontraído.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para animar ainda mais o ambiente, o cantinho do correio elegante disponibilizou papéis para que fossem escritos recadinhos para a equipe. “Foi muito bom receber um bilhete do colega e ter nosso dia transformado”, compartilha Flávia. Ela destaca que esses momentos são essenciais para trazer mais motivação para a equipe. “Trabalhamos mais dispostos e animados, pois torna-se um dia especial, que alegra nossos corações. O ambiente muda totalmente”, avalia.

Datas comemorativas

A supervisora lembra que a equipe tenta organizar atividades especiais em datas comemorativas como Dia das Mães, Natal e Páscoa. Além disso, o Novembro Roxo é todo dedicado ao reconhecimento e à conscientização sobre a importância de prevenir o parto prematuro. Ao longo do mês, são realizadas diversas atividades em alusão ao tema, inclusive ensaios fotográficos.

*Com informações da Secretaria de Saúde