27/06/2021 às 13:58, atualizado em 27/06/2021 às 14:04

Dia do Técnico em Nutrição é celebrado neste domingo

Profissionais dessa área têm atuação importante na saúde; maioria está lotada nos núcleos dos hospitais

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Neste domingo (27) é comemorado o Dia do Técnico em Nutrição e Dietética. Eles exercem papel essencial, pois compõem equipes responsáveis pela assistência nutricional à população do Distrito Federal, visando à promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável, prevenção e tratamento de doenças.

“A maioria dos nossos técnicos em nutrição está lotada nos núcleos de nutrição dietética dos hospitais, onde atuam na fiscalização da empresa contratada para o fornecimento de alimentação para pacientes, acompanhantes legalmente instituídos e servidores autorizados”, informa a gerente de Serviços de Nutrição da Secretaria de Saúde (SES), Carolina Gama.

“Nos bancos de leite humano, os profissionais compõem a equipe responsável pelo aconselhamento e apoio ao aleitamento materno”, explica a gestora. “Nos hospitais, os técnicos em nutrição, em parceria com os nutricionistas, são responsáveis pela assistência nutricional aos pacientes hospitalizados.”

Atuação

Na Gerência de Serviços de Nutrição, esses técnicos compõem a equipe responsável pelo Programa de Nutrição Enteral Domiciliar. Recebem e conferem os processos e cadastram os pacientes no sistema utilizado para a dispensação das fórmulas.

Já na Central de Nutrição Domiciliar, os profissionais prestam atendimento aos usuários para fins de dispensação das fórmulas nutricionais aos pacientes cadastrados no Programa de Terapia Nutricional Enteral Domiciliar.

Os técnicos também acompanham a produção das refeições e execução dos cardápios, atuando no ensino de boas práticas de fabricação dos alimentos, distribuição das dietas aos pacientes e assistência, conforme Nota Técnica que define as atribuições do técnico em nutrição nos hospitais.

*Com informações da Secretaria de Saúde