27/06/2021 às 10:50, atualizado em 27/06/2021 às 13:54

‘Pedal Cidadão’ recicla bicicletas e promove autonomia

População em situação de rua recupera ‘bikes’ velhas e ganha oportunidade de renda, lazer e autoestima

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Bicicletas usadas, velhas ou até sem algumas partes são valorizadas no Centro Pop de Taguatinga, unidade da Secretaria de Assistência Social (Sedes) que atende pessoas em situação de rua. Ali, quem busca ajuda pode integrar o projeto Pedal Cidadão, criado para transformar o que muitas vezes já era sucata em um verdadeiro meio de transporte para melhorar a vida.

Rogério Alves encontrou uma nova chance profissional: “Eu estou aprendendo a consertar bicicletas e vou poder fazer isso” | Foto: Humberto Leite/Sedes

“Quem está em situação de rua e ganha uma bicicleta pode ir distribuir currículos, ir para uma seleção ou até ter um momento de lazer”, explica o agente social Wendel Viana, servidor público idealizador do projeto Pedal Cidadão. Criada em 2017, a iniciativa também ajuda na formação profissional, já que a capacitação forma mecânicos de bicicletas.

“A gente pode sair daqui trabalhando”, relata Elias José Raimundo, de 46 anos. O pintor de automóveis chegou de São Paulo há cerca de dois anos e acabou em situação de vulnerabilidade durante a pandemia. Agora, está abrigado na unidade de acolhimento montada no estádio Abadião, em Ceilândia, e diariamente vai até o Centro Pop de Taguatinga para ajudar na manutenção das bicicletas.

Reaproveitamento

É um serviço detalhado. Os alunos desmontam as bicicletas antigas, limpam e selecionam as peças que podem ser aproveitadas. Quase sempre, duas ou três bicicletas sucateadas são transformadas em uma nova, pronta para uso. Também é feita a lubrificação de todos os componentes e , depois, concluída a pintura.

Para o baiano Rogério Alves, de 43 anos e experiência de trabalho como servente de obra e auxiliar de serviços gerais, a melhor parte da rotina é poder ter uma nova chance profissional. “Eu estou aprendendo a consertar bicicletas e vou poder fazer isso”, conta, otimista.

O trabalho segue em ritmo acelerado. O objetivo é, em 19 de agosto – Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua – entregar bicicletas para cidadãos atendidos pelo Centro Pop. Caso a situação da pandemia permita, será realizado também um passeio ciclístico por Taguatinga, como ocorreu em 2017, 2018 e 2019, anos em que 60 bicicletas foram doadas.

Para superar esse número, o projeto Pedal Cidadão conta com doações. Além das bicicletas usadas, também há demanda por pneus, câmaras de ar, tinta e componentes como freios e bancos. Para doar, basta entrar em contato com as equipes da Sedes, pelos telefones 3773-7556 ou 98379-1376.

Autonomia

[Olho texto=”“Não é só o meio de transporte, mas também a socialização e a volta ao mercado de trabalho” ” assinatura=”Leyland Galletti, psicóloga do Centro Pop de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”direita”]

Oficialmente denominado Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop possui estrutura para fornecer alimentação e promover a higiene, além de realizar oficinas psicossociais e oferecer o atendimento necessário para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam ser incluídas em programas sociais, como o Bolsa Família e o Cartão Prato Cheio.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, explica que a unidade tem o objetivo de assegurar atendimentos e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades. “As equipes trabalham na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais ou familiares, que oportunizem a construção de novos projetos”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Centro Pop funciona das 7h às 18h e recebe, em média, 240 pessoas todos os dias. Iniciativas como o projeto Pedal Cidadão são criadas com a meta de promover a mudança de vida necessária para que o beneficiário possa ter autonomia que lhe permita reconstruir sua vida. “Não é só o meio de transporte, mas também a socialização e a volta ao mercado de trabalho”, pontua a psicóloga Leyland Galletti, responsável pelas atividades no Centro Pop de Taguatinga. “A bicicleta é um propulsor para essa transformação de vida.”

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social