29/06/2021 às 17:34, atualizado em 29/06/2021 às 17:39

Pacientes com covid têm ampla rede de atendimento no DF

Quem tem sintomas leves ou moderados deve procurar as UBSs e nos casos mais graves, as emergências hospitalares

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

Quem suspeita ter contraído a covid-19 ou já foi diagnosticado com a doença e sofreu piora em seu quadro clínico pode ser atendido no Distrito Federal em qualquer unidade básica de saúde, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e nos hospitais da rede pública, exceto o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e o Hospital de Apoio de Brasília (HAB).

[Olho texto=”Todas UBSs estão preparadas com área e equipes destinadas exclusivamente para atendimento aos pacientes com sintomas típicos da covid-19″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Todos os demais hospitais estão aptos e preparados para receber pacientes acometidos com a doença. O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) também atende esses casos, mas somente crianças”, informa a subsecretária de Atenção Integral à Saúde substituta, Arilene Luis.

Vale ressaltar que a porta de entrada para os atendimentos na rede pública de saúde são na Atenção Primária, ou seja, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Todas elas estão preparadas com área e equipes destinadas exclusivamente para atendimento aos pacientes com sintomas típicos da covid-19, como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, diarreia e perda de olfato e/ou paladar.

“Para casos leves e moderados da doença, a porta de entrada é a Atenção Primária. Para os casos graves, orientamos acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) ou ir para a emergência hospitalar”, explica.

A covid-19 pode causar várias sequelas em quem teve a doença. Por conta disso, a Secretaria de Saúde estruturou serviços específicos para reabilitação pulmonar na rede | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Todas as sete regiões de Saúde contam com prontos-socorros para covid nas emergências hospitalares. Além disso, a rede possui cinco hospitais de campanha, sendo dois em Ceilândia, um no Gama, outro no Autódromo de Brasília e o Hospital de Campanha da PM.

Ao todo, a rede possui exclusivamente para covid-19: 320 leitos de enfermaria; 452 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI); 135 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI) e 300 leitos de suporte ventilatório pulmonar (LSVP).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ambulatórios pós-covid

A covid-19 pode causar várias sequelas em quem teve a doença. Entre elas, disfunções respiratórias, principalmente em pessoas que passaram por hospitalização prolongada, com ou sem uso de ventilação mecânica. Por conta disso, a Secretaria de Saúde estruturou serviços específicos para reabilitação pulmonar na rede.

Hoje, a rede conta com cinco Ambulatórios de Saúde Funcional (ASF) que ofertam a Reabilitação Pulmonar, funcionando no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF); Hospital Universitário de Brasília (HUB) e no Hospital Regional da Ceilândia (HRC).

Para acesso à reabilitação pulmonar, o paciente deve procurar uma das unidades que oferecem o serviço com o encaminhamento do pneumologista para agendamento da avaliação.

*Com informações da Secretaria de Saúde