29/06/2021 às 19:48, atualizado em 30/06/2021 às 10:50

‘SUS no seu Território’ oferece atendimento em área rural

Ação beneficiou comunidade do Núcleo Rural Pedra Fundamental, em Planaltina, e foi organizada pela Unidade de Saúde Básica 12

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

A comunidade do Núcleo Rural Pedra Fundamental, em Planaltina, recebeu vários serviços ligados à área da saúde nesta terça-feira (29). A ação foi coordenada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Planaltina e ocorreu na Escola Classe da Pedra Fundamental. Os trabalhos contaram com a colaboração das áreas de educação, assistência social e liderança da região, que ajudaram a informar e a incentivar a participação dos moradores.

Comunidade teve acesso a serviços, como aferição de pressão. Houve, ainda, atendimento social. A equipe do Cras de Planaltina/Arapoanga fez o cadastro e atualização de programas sociais e atendeu outras demandas surgidas ao longo do dia | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Intitulada SUS no seu Território, a ação ofertou serviços como atendimento médico, aferição de pressão e glicemia, testagem para infecções sexualmente transmissíveis, educação sexual – com distribuição de preservativos femininos e masculinos e explicação sobre métodos contraceptivos –, atualização do cartão vacinal e orientação sobre saúde bucal, que ensinou como fazer a higiene bucal. Também houve distribuição de kits para escovação dos dentes.

Além desses serviços, a vigilância ambiental forneceu orientações preventivas sobre dengue, covid-19 e picadas de animais peçonhentos. Uma equipe da Zoonoses aplicou a vacina antirrábica nos animais.

A comunidade teve acesso, ainda, ao atendimento social. A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Planaltina/Arapoanga fez o cadastro e a atualização do cadastro dos programas sociais, como Bolsa Família, e também atendeu outras eventuais demandas da área surgidas ao longo do dia.

[Olho texto=”Os serviços foram organizados no pátio externo da escola e seguiram os cuidados exigidos pelo contexto da pandemia: distanciamento, disponibilização de álcool gel e uso de máscara durante os atendimentos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O gerente da UBS 12 de Planaltina, Marcus Batista, explica que além dos serviços ofertados, a equipe aproveitou para fazer o cadastramento da população. “Com isso, poderemos conhecer melhor o perfil dessa população e gerar indicadores importantes, tais como faixa etária predominante e prevalência de doenças, entre outros”, informa.

Ele lembra que a organização ficou sob responsabilidade da equipe da UBS e contou com a parceria da diretora da escola e de uma liderança comunitária local, que foi essencial para chegar até a população. “A comunidade rural fica distante, então foi fundamental essa colaboração para que a divulgação do evento chegasse até a casa das pessoas”, conta.

Moradora do Núcleo Rural, Irene Rosa Pereira, 43 anos, levou o filho Luís André Pereira da Silva, 9, para receber atendimento psicológico e aproveitou para atualizar o cartão do Bolsa Família e cuidar da saúde. “O atendimento está maravilhoso, a equipe é muito atenciosa. Com a pandemia, ficou difícil ir ao médico, então ter isso aqui próximo de casa é muito bom”, comemorou.

Outro morador da região que ficou feliz com os serviços oferecidos foi Clemente Cardoso da Rocha, 49 anos. Ele soube da ação por meio da diretora da escola e levou os dois filhos: Eduardo, 11 anos e Ruth, 6, para atualizar as vacinas e receber orientações sobre higiene bucal. “É bom demais ter isso na comunidade, pois facilita nossa vida. O pessoal é bem atencioso”, observou Clemente, que também foi atendido.

Atendimentos

O médico de Família e Comunidade Felipe Cavalcanti, um dos organizadores da ação, explica que quando as pessoas chegam ao local, passam pelo acolhimento e registro e que é verificado se elas possuem alguma demanda específica. Depois disso, são direcionadas aos atendimentos.

“Essa é uma ação importante em termos de acesso da população aos serviços de saúde e do próprio papel da atenção primária, o contato mais próximo com a comunidade. Além disso, focamos na promoção da saúde e não apenas no tratamento de doenças”, avalia.

A equipe da UBS conta com cinco residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo que atuaram ativamente no planejamento e desenho da ação ofertada à comunidade do núcleo rural. Os serviços foram organizados no pátio externo da escola e seguiram os cuidados exigidos pelo contexto da pandemia: distanciamento, disponibilização de álcool gel e uso de máscara durante os atendimentos.

A Vigilância Ambiental forneceu orientações preventivas sobre covid-19, dengue e picadas de animais peçonhentos. Uma equipe da Zoonoses aplicou a vacina antirrábica nos animais

Outras atividades

Além dos atendimentos e orientações em saúde, a programação contou com debate entre a equipes e os moradores. De acordo com Felipe Cavalcanti, a ideia é estabelecer um diálogo com a comunidade e ouvir as demandas trazidas como forma de aproximar a equipe da realidade da população.

A prática de automassagem, conduzida pelo gerente do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) de Planaltina, Marcos Freire, proporcionou um momento de relaxamento e descontração. Segundo ele, essa é uma forma de autoconhecimento e integra corpo, mente e espírito. “A automassagem é uma prática acessível, de fácil realização e que pode ser feita em qualquer lugar. Queremos difundir isso para que mais pessoas conheçam e possam realizar sozinhas”, destaca. Ele lembra também sobre a importância desse olhar integral para a saúde, com foco na promoção do bem-estar.

Parceria

A diretora da Escola da Pedra Fundamental, Lucelena Rosa da Silva, ressalta a dificuldade de acesso dos moradores a serviços de saúde, pois vivem distantes da UBS e nem sempre conseguem se deslocar para receber atendimento. Por isso, segundo ela, uma ação dessa dimensão é muito importante para acolher, atender e cuidar desses moradores.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Lucelena explica que o aviso foi feito por meio de grupo de pais de alunos, professores e da Associação dos Produtores Rurais da Pedra Fundamental, que engloba quase a totalidade dos moradores. O líder comunitário e membro da associação Alcides de Paula recorda que a UBS era uma reivindicação de muitos anos. “A chegada da unidade de saúde foi uma das melhores coisas que tivemos por aqui”, comemora. Seu Alcides, como é conhecido, participou ativamente da divulgação do SUS no seu Território e aproveitou para passar pelos atendimentos e levar seus quatro cachorros para serem vacinados contra a raiva. Ele foi acompanhado da esposa e da filha.

A nutricionista Aline Toso representou o coordenador da Regional de Ensino de Planaltina, Bento Reis, no evento e reforçou que, quando saúde e educação andam juntas, o resultado para a população é positivo: “As portas da escola estão sempre abertas para esses dias de atendimento. Quem se beneficia é a comunidade”.

A meta, de acordo com o médico Felipe Cavalcanti, é desenvolver esse trabalho periodicamente com a realização de ações do SUS no seu Território. ‘Queremos ofertar atendimento médico, mas também ações preventivas a doenças e promoção da saúde”, afirma.

*Com informações da Secretaria de Saúde