01/07/2021 às 20:04, atualizado em 01/07/2021 às 20:14

Manutenção de 15 km de vias de terra no Sol Nascente/Pôr do Sol

Equipes recuperaram ruas sem asfalto tanto na área urbana quanto na área rural da cidade

Por GIZELLA RODRIGUES, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Há cerca de dois anos, o Sol Nascente e o Pôr do Sol foram desmembrados de Ceilândia e, juntos, se transformaram em uma região administrativa. A cidade, onde vivem quase 90 mil pessoas, passou a receber atenção especial do Governo do Distrito Federal. Na semana passada, o GDF Presente passou cinco dias na região e fez uma série de ações de manutenção para melhorar a qualidade de vida da população.

O RCC é fabricado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e doado para a recuperação de vias não pavimentadas | Foto: Divulgação/GDF Presente

A principal delas é melhorar a trafegabilidade dos motoristas e pedestres, já que nem todas as ruas da RA são asfaltadas. Os caminhões do Polo Oeste transportaram 1,1 mil toneladas de restos de construção civil, o chamado RCC, da Unidade de Recolhimento de Entulhos (URE) da Estrutural para o pátio de obras da administração regional. O RCC é fabricado pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e doado para a recuperação de vias não pavimentadas.

[Olho texto=”“Enquanto o asfalto não vem, fazemos terraplanagem nas ruas de terra todos os dias para dar mobilidade aos moradores”” assinatura=”Cláudio Ferreira, administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o coordenador do Polo Oeste, Devanir Martins, metade do material foi guardado no pátio de obras da administração para ser usado posteriormente em trabalhos feitos com equipamentos próprios da administração; a outra metade foi aplicada na recuperação de 7 km de ruas sem asfalto na área urbana. “Colocamos o material nas ruas do Pôr do Sol, abaixo da feira do produtor, e no Sol Nascente, no trecho III, uma região também conhecida como Cachoeirinha”, conta.

O administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Cláudio Ferreira, conta que, enquanto as obras definitivas não são feitas, o órgão trabalha diariamente para deixar as ruas em boas condições para o trânsito de veículos. “Enquanto o asfalto não vem, fazemos terraplanagem nas ruas de terra todos os dias para dar mobilidade aos moradores”, afirma.

O GDF Presente também ajudou na construção de 20 lombadas em ruas com asfalto no trecho III do Sol Nascente | Foto: Divulgação/GDF Presente

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As máquinas do Polo também foram usadas na recuperação de pontos críticos de estradas de terra no caminho do Centro de Ensino Fundamental (CEF) Boa Esperança em um trecho de aproximadamente 8 km. Em apoio à administração regional, o GDF Presente também ajudou na construção de 20 lombadas em ruas com asfalto no trecho III do Sol Nascente. A ação, que vai dar mais segurança ao trânsito da região, usou 40 toneladas de massa asfáltica.