02/07/2021 às 15:58, atualizado em 02/07/2021 às 16:56

Queima Lençol vai ganhar 60% das ruas pavimentadas

GDF Presente chega à comunidade da Fercal e dá suporte à construção de rede de drenagem; próxima etapa é a instalação de bloquetes

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

Quando criança, o caminho percorrido por Dayane Oliveira a fazia ser facilmente identificada quando chegava na escola. “Se não era lama era poeira e as pessoas logo sabiam: ‘essa aí mora na Fercal”, lembra. Aos 34 anos, a moradora da comunidade Queima Lençol se prepara para viver uma nova realidade desde que o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou a obra de construção de uma rede de captação de águas pluviais na região.

No momento, a colocação das manilhas está sendo concluída | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Para completar, 60% da comunidade vai ganhar a pavimentação das ruas de terra, acabando com um desconforto de quase 40 anos no bairro onde vivem cerca de 2 mil moradores. “A obra vai dar fim ao sufoco desse pessoal que sofreu por décadas. Ali, quando não era lama ou poeira, eram os alagamentos”, conta o administrador regional da Fercal, Fernando Gustavo Lima.

Ao todo, são 3.510 metros quadrados de pavimentação de bloquetes, além dos meios-fios, bocas de lobo e manilhas – usadas para formar a rede de captação das águas das chuvas. O material usado no piso foi todo doado por uma empresa da região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A execução é feita pela administração regional com o suporte do GDF Presente. “Nós transportamos as manilhas até o local, cavamos as valas, descemos as manilhas para dentro delas, fechamos as valas e as cobrimos com aterro. É um trabalho sucessivo e longo”, explica o coordenador do Polo Norte, núcleo do programa responsável por atender a região da Fercal, Ronaldo Alves.

No momento, as equipes estão concluindo a colocação das manilhas e fazendo o patrolamento nos locais onde as peças já foram instaladas. Após a instalação de todas elas será iniciado a colocação dos meios fios e, finalmente, dos bloquetes.