02/07/2021 às 16:42, atualizado em 02/07/2021 às 17:52

Venda direta comercial do Jardim Botânico tem 94% de adesão

Prazo para a entrega das propostas de compra terminou na quinta-feira (1º)

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O edital inédito para a regularização fundiária de imóveis comerciais do Jardim Botânico obteve adesão de 94% dos ocupantes. Esta foi a primeira vez que a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) contemplou lotes com destinação comercial em chamamentos públicos de venda direta. Foram, ao todo, disponibilizados 86 imóveis, das etapas I, II e IV da região. O prazo para a entrega das propostas de compra terminou nesta quinta-feira (1º).

Quase todas as propostas de compra foram entregues, na primeira venda direta comercial do Jardim Botânico | Foto: Daniel Santos/Terracap

De acordo com a Resolução 268 da Terracap, pessoas jurídicas – empresas, sociedades de propósito específico (SPEs), associações e cooperativas, além de pessoas físicas, puderam adquirir os lotes já ocupados e edificados até 22 de dezembro de 2016.

[Olho texto=”“A próxima área semelhante a ser regularizada será o Setor de Comércio e Serviços da Cidade Estrutural. Por lá, 152 imóveis serão contemplados. O cadastramento começará em breve”” assinatura=”Izídio Santos, presidente da Terracap” esquerda_direita_centro=”direita”]

O primeiro chamamento de venda direta da Terracap concede ao ocupante o abatimento de 25% para pagamentos à vista sobre o valor final do imóvel. Fizeram jus a esse benefício 80 empresários e 77% deles quitaram à vista. Já outros 33% recorreram a financiamento junto à Terracap, com prazo de até 240 meses. 

Os preços dos lotes variaram de R$ 45 mil, nas áreas com 75 m², até R$ 4,4 milhões, em lotes de 11, 400 mil m². O valor final de venda levou em consideração a dedução da infraestrutura feita pelos ocupantes, bem como a valorização decorrente dessa implantação – cerca de 42% a 48% do valor de mercado do imóvel.

De acordo com o presidente da Terracap, Izidio Santos, há inúmeras solicitações de regularização desta natureza por todo o Distrito Federal. “A próxima área semelhante a ser regularizada será o Setor de Comércio e Serviços da Cidade Estrutural [SCIA]. Por lá, 152 imóveis serão contemplados. O cadastramento começará em breve”, antecipa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O diretor de Comercialização da Terracap, Julio Cesar Reis, comemora o resultado: “Ter quase a totalidade das propostas entregues significa que os comerciantes querem sair da ilegalidade e ter mais tranquilidade com a segurança jurídica que a regularização traz, inclusive para investir e ampliar seus negócios, que agora podem contar com financiamentos bancários”.

 

*Com informações da Terracap