03/07/2021 às 10:38

Estudantes disputam desafio de basquete em versão on-line

Iniciativa é uma forma de driblar as limitações impostas pela pandemia à prática de esporte. Podem participar alunos de escolas públicas e privadas

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

Passe de ombro, passe picado, sobre a cabeça, passe com a mão e cesta! Com ritmo agitado, o basquete é um esporte que carrega diferentes possibilidades e movimentos. Diante da necessidade de distanciamento social, a prática também pode aparecer como uma opção de treino solo.

[Olho texto=”“Colocar o corpo em movimento é um santo remédio para manter o bom humor e combater emoções negativas, como as causadas por força da pandemia”” assinatura=”Wanderson Cavalcante, gerente de Desporto Escolar” esquerda_direita_centro=”direita”]

Assim, a Secretaria de Educação preparou uma atividade diferente para os estudantes de escolas públicas e privadas, o Desafio Escolar de Basquetebol On-line, em que os participantes vão gravar vídeos de suas performances solo. O desafio será dividido em quatro categorias: 6 a 11 anos; 12 a 14 anos; 15 a 17 anos; e 18 adiante. Podem participar todas as modalidades de ensino: regular, especial, técnico e educação de jovens e adultos.

“Os desafios que promovemos são uma forma de incentivar os estudantes a participarem de práticas esportivas de forma lúdica e saudável. Colocar o corpo em movimento é um santo remédio para manter o bom humor e combater emoções negativas, como as causadas por força da pandemia”, destaca o gerente de desporto escolar, Wanderson Cavalcante.

Regras do jogo

Os interessados em participar devem gravar um vídeo na posição horizontal, aparecendo de corpo inteiro – da cabeça aos pés –, com uma apresentação solo. Pode ser utilizado qualquer tipo de bola para a gravação. O que importa é a habilidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para validação do vídeo, serão observados fundamentos técnicos do basquete: habilidade com a bola, drible, fundamento misto e apresentação livre. O participante deve optar por gravar um conteúdo com ou sem música. Logo no início do vídeo, é preciso informar o nome completo (de forma escrita ou falada), escola, cidade, série/ano e idade.

O conteúdo deve ser publicado na página oficial da Defide no Facebook entre os dias 7 e 14 de julho. Quem tiver mais curtidas vencerá em cada categoria. Em caso de empate, será realizado um novo desafio com aqueles que conseguiram mais curtidas, sendo necessária a produção de um novo vídeo.

As curtidas e visualizações em cada trabalho serão contabilizadas do momento da publicação do vídeo até o dia 16 de julho, às 18h. O resultado será divulgado nas redes sociais da Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar (Defide) dia 19 do mesmo mês.

Para incentivar a participação no desafio e a prática do basquete, o canal do Youtube da Defide já promoveu uma live para falar sobre o esporte com os professores Demetrius Silva e Isabelli Guirelli, convidados especiais.

 

*Com informações da Secretaria de Educação