05/07/2021 às 19:07, atualizado em 05/07/2021 às 19:55

Alta gastronomia e vinhos, um caminho aberto ao DF

Integração entre grupos econômicos visa ao desenvolvimento regional na promoção do enoturismo para gerar renda e emprego

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O enoturismo no Distrito Federal vem se desenvolvendo a cada dia para que, no próximo ano, com a inauguração da Vinícola Brasília, a região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), a 60 km a sudeste da capital federal, seja uma referência na rota de vinho do Brasil. Neste fim de semana, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, acompanhou mais uma ação na área para projetar o segmento turístico à conquista de novos mercados em Brasília e no país.

[Olho texto=”“A conexão entre esses empresários vai impulsionar a nossa economia pelo turismo gastronômico e pelo enoturismo, gerando desenvolvimento local, emprego e renda” ” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”direita”]

A titular da Secretaria de Turismo (Setur) visitou a região acompanhada pelo empresário Juscelino Pereira, da Rede Piselli, grupo da alta gastronomia de São Paulo (SP), para se encontrar com investidores do polo vinícola do PAD-DF – os empresários Ronaldo Triacca, Rodrigo Sucena e Erbert Araújo.

A meta é integrar e conectar grupos econômicos para o desenvolvimento regional pelo olhar do turismo. Com esse objetivo, a Setur está coordenando ações para fortalecer o enoturismo, cujo alto valor agregado alavanca outros segmentos do setor, como ecoturismo, turismo de aventura, de experiência, rural, gastronômico, comercial e de contemplação.

Grupo organizado pela Setur visitou a região do PAD-DF: negócios promissores para a região | Foto: Aurélio Pereira/Setur

A secretária de Turismo lembrou que o trabalho conjunto do poder público com a iniciativa privada com vistas a bons resultados para a comunidade é uma característica do Governo do Distrito Federal (GDF). “A conexão entre esses empresários – que, além do talento e da jornada de superação, querem contribuir com a nossa cidade –  vai impulsionar a nossa economia pelo turismo gastronômico e pelo enoturismo, gerando desenvolvimento local, emprego e renda”, afirmou. “Essa é a linha de trabalho do nosso governo, que busca gerar resultados efetivos. A hora é de ação.”

Produtores locais

Ronaldo Triacca destacou que, no momento em que o enoturismo está nascendo na região, o apoio do GDF é fundamental para dar visibilidade e fortalecer os empreendimentos locais. “Ganhar grupos econômicos e fazer essa ligação conosco, agora que estamos iniciando um projeto de produção de vinhos finos e que tem tudo a ver com a alta gastronomia, é um ganho fantástico. Vai nos ajudar a fazer com que nossos vinhos sejam conhecidos em nível nacional”, declarou.

Durante a visita aos empreendimentos Villa Triacca e Ercoara, Juscelino Pereira teve a oportunidade de ver de perto o PAD-DF. A região abriga um importante cinturão verde, com grande produção de hortaliças, verduras, grãos, aves e suínos, por meio do uso de tecnologia de equipamentos e de irrigação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

É ali que está sendo implantado o projeto da Vinícola Brasília, que vai produzir vinhos de inverno considerados de alta qualidade. Essa iniciativa foi o mais chamou a atenção do empresário visitante. “Estou encantado com tudo que conheci hoje”, disse Juscelino. “O vinho é de alta qualidade e será muito bem-vindo em nosso restaurante, além de outros produtos que visitamos e conhecemos. Vamos incluí-los nas nossas pesquisas para entregar produtos mais frescos possíveis para o nosso cliente da cidade”.

A Vinícola Brasília é o resultado da união de dez amigos amantes do vinho e agricultores da região que identificaram na atividade uma oportunidade promissora para ampliar negócios, gerar renda e emprego. A vinícola é formada pelas empresas Miro Vinhos e Vinhedos Ltda., Ercoara Cordeiro e Vinho, Hartos Vitivinicultura, Vinícola Marchese, Omar Sena Vinhos e Vinhedos, Horus Vinhos e Vinhedos, Casa Vitor, Toscana do Cerrado, Vista Da Mata e Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos.

[Numeralha titulo_grande=” R$ 6 milhões ” texto=”Total investido, até o momento, na estrutura da Vinícola Brasília” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A certeza de produzir vinhos de alta qualidade pelos empresários da região do PAD-DF tem uma razão: a amplitude térmica, apontou um dos sócios da Ercoara Cordeiro e Vinhos, Erbert Araújo. Na avaliação do produtor, a alternância das temperaturas altas durante o dia e as baixas durante a noite explica a qualidade da uva. O sol quente sem nebulosidade, explica ele, expõe as uvas ao calor.

“Durante o dia, as plantas estão trabalhando, fazendo a fotossíntese, puxando nutrientes do solo para colocar nos frutos; e, quando chega a noite, a temperatura cai e é o momento em que a planta descansa para concentrar as características fenólicas nas bagas”, ensina Erbert. “Isso vai dar estrutura ao vinho, futuramente. A grande vantagem do nosso clima é o período seco, que garante a produção de um vinho fino de altíssima qualidade.”

Bons negócios

O arrojado projeto arquitetônico foi desenvolvido por arquitetos locais e contará com tecnologia de ponta, que justifica o investimento de R$ 6 milhões até o momento. O espaço terá um enorme subsolo para armazenamento das barricas, loja para comercialização dos 11 rótulos, sendo um de cada vinhedo e o 11º, um blend com todos.  A inauguração está prevista para maio de 2022.

A produção inicial será de 60 mil litros/ ano, com previsão de  chegar a 500 mil litros/ano. A uva carro-chefe da vinícola será a Syrah. Outras castas podem entrar no portfólio de produção: Cabernet Franc, Marselan, Malbec, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Vermentino e Petit Verdot. A convicção dos sócios da Vinícola Brasília é que haverá boas safras de negócios para degustar.

*Com informações da Secretaria de Turismo