06/07/2021 às 18:10, atualizado em 06/07/2021 às 18:30

Cruzeiro ganhará iluminação pública 100% de LED

Com substituição das luminárias do Cruzeiro Velho, a região administrativa será a primeira do DF a contar com sistema totalmente eficientizado

Por AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ROSUALDO RODRIGUES

O Cruzeiro está próximo de se tornar a primeira região administrativa do Distrito Federal a ter todas as luminárias convencionais da iluminação pública substituídas por equipamentos de LED. Nesta segunda-feira (5), a CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) deu início à instalação de 1.805 luminárias de LED, a quantidade exata para eficientizar todo o Cruzeiro Novo – a exemplo do que já ocorre no Cruzeiro Velho desde 2020, quando houve a instalação de 1.926 luminárias desse tipo na região.

Para o administrador regional do Cruzeiro, Luiz Eduardo Pessoa, nova iluminação fará com que população utilize ainda mais os espaços públicos | Fotos: Gilberto Alves/CEB

Os recursos para a eficientização final do Cruzeiro são provenientes da emenda parlamentar do deputado distrital Reginaldo Sardinha, no valor de R$ 1,5 milhão. “Para mim, é gratificante acompanhar a troca da iluminação do Cruzeiro Novo por lâmpadas de LED. Esse é um retorno do dinheiro público em prol de melhorias para a população”, diz. “Meu desejo é que esse sistema de iluminação chegue a todas as regiões do DF. No que depender do aporte das emendas do nosso mandato, nós vamos continuar investindo em iluminação pública”.

[Olho texto=”“A iluminação pública é fundamental para a segurança. Nos locais em que antes aconteciam furtos de carteiras e celulares, após a iluminação de LED, isso não acontece mais”” assinatura=”Eneio da Silva, presidente do Conselho de Segurança do Cruzeiro” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O presidente da CEB, Edison Garcia, reforça a importância das parcerias entre a companhia e os parlamentares distritais. “Os recursos provenientes de emenda parlamentar têm sido fundamentais para a execução de projetos grandes, como esse do Cruzeiro. Estamos contentes de ter em breve a primeira cidade totalmente de LED ”, disse.

O Cruzeiro é uma cidade bastante arborizada, com 13 quadras poliesportivas e 36 parquinhos. Para o administrador regional, Luiz Eduardo Pessoa, a nova iluminação fará com que a população utilize ainda mais os espaços públicos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A luz gera segurança e traz as pessoas para a rua. Então, a nova iluminação vai possibilitar que as crianças brinquem no fim da tarde, os adultos utilizem as quadras de esportes e que todos possam fazer atividade física com plena visibilidade”, declarou.

Morador da cidade há 40 anos, Eneio da Silva também é presidente do Conselho de Segurança do Cruzeiro. Ele afirma que os índices de criminalidade diminuíram após a instalação das luminárias de LED no Cruzeiro Velho, no ano passado. “A iluminação pública é fundamental para a segurança. Nos locais em que antes aconteciam situações pontuais de furtos de carteiras e celulares, após a iluminação de LED, isso não acontece mais, então é perceptível essa diferença do antes e depois do LED”, disse.

A previsão para a conclusão da instalação dos LEDs é 30 de setembro.

*Com informações da CEB Ipes