06/07/2021 às 18:22, atualizado em 06/07/2021 às 18:51

Polícia Militar doa 100 coletes ao Sistema Socioeducativo

Os equipamentos de proteção individual serão utilizados em escoltas, deslocamentos externos e transferência dos socioeducandos

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“É uma sinalização de alinhamento da Polícia Militar com a Secretaria de Justiça, em um ato nobre, mostrando que nós estamos aqui para trabalhar pelo Distrito Federal” ” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) recebeu, nesta terça-feira (6), 100 coletes balísticos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para serem utilizados no Sistema Socioeducativo. A cerimônia de entrega e assinatura do Termo de Movimentação Patrimonial foi realizada no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da PMDF.

Os coletes serão distribuídos entre o Grupo de Ações Operações (GAO) e as nove unidades de internação do Sistema Socioeducativo. Os equipamentos de proteção individual serão utilizados nos deslocamentos de adolescentes, situações que envolvem transferências entre unidades, assistência médica e escoltas judiciais, entre outras. Em média, são feitos 10 mil deslocamentos de socioeducandos por ano.

Cerimônia de entrega do material foi realizada no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da PMDF | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, essa entrega representa a preocupação com a segurança e as condições de trabalho dos servidores. “É uma sinalização de alinhamento da Polícia Militar com a Secretaria de Justiça, em um ato nobre, mostrando que nós estamos aqui para trabalhar pelo Distrito Federal”, afirmou. “São várias ações para que a gente consiga trazer melhorias para nosso setor, para o socioeducativo, para a Polícia Militar e, consequentemente, que é o objetivo de todos nós, melhorias para o Distrito Federal.”

Política socioeducativa

[Olho texto=”“Estamos abertos para as parcerias, juntos, focados, determinados para mudar aos poucos os problemas da sociedade” ” assinatura=”Coronel Márcio Cavalcante, comandante-geral da PMDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A titular da Sejus lembrou que essa iniciativa reflete uma das várias ações desenvolvidas pela pasta para fortalecimento da política de socioeducação, como inauguração da Unidade de Internação Feminina do Gama, início das atividades na unidade de Brazlândia, entrega de 300 radiocomunicadores para uso em todo o sistema e a destinação de recursos para reforma de unidades, compra de veículos, mobiliários e computadores novos.

“Esse equipamento é um instrumento a mais que vai trazer maior segurança para os agentes em seu dia a dia”, reforçou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Cavalcante. “Estamos abertos para as parcerias, juntos, focados, determinados para mudar aos poucos os problemas da sociedade”.

Durante o ato de entrega dos coletes, os agentes socioeducativos André Henrique Santos, Érica Barbosa de Melo e Fernando Gomes dos Anjos receberam de forma simbólica os equipamentos. O subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Alves Filho, destacou a importância da iniciativa: “É uma parceria que chega para garantir mais segurança e melhores condições de trabalho a quem atua no sistema”.

Sistema Socioeducativo

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Distrito Federal é responsável pela execução das medidas socioeducativas de prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação, todas sob responsabilidade da Sejus.

O Sistema Socioeducativo do DF possui atualmente nove unidades de internação, 15 unidades de atendimento em meio aberto, seis unidades de semiliberdade e o Grupo de Apoio Operacional.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania