06/07/2021 às 12:54

Reta final para a vacinação dos professores da rede pública

Vinte mil profissionais vão receber doses da Janssen entre esta quarta (7) e domingo (11). Aulas presenciais estão previstas para 2 de agosto

Por Agência Brasília* | Edição: Freddy Charlson

O Plano de Vacinação da Educação será concluído nesta semana, entre quarta-feira (7) e domingo (11). Vinte mil doses fabricadas pela Janssen Farmacêutica serão utilizadas para imunizar os profissionais da rede pública de ensino que ainda não foram vacinados. Os detalhes da operação foram fechados em reunião na Secretaria de Saúde (SES).

O Plano de Vacinação da Educação começou em 21 de maio passado. Na primeira fase, apenas professores das creches públicas, conveniadas com o setor público e privadas foram vacinados, além dos grupos dirigentes das escolas públicas | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

As doses restantes serão ministradas aos profissionais de todas as escolas das coordenações regionais de ensino de Ceilândia, Gama, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto, conforme programação mostrada na tabela abaixo. Todos os profissionais das demais regionais de ensino que formam a rede pública já foram imunizados.

Última etapa do Plano de Vacinação da Educação

  • Quarta-feira (7) – CRE Núcleo Bandeirante
  • Quinta-feira (8) – CRE Gama
  • Sexta-feira (9) – CRE Ceilândia
  • Sábado (10) – CRE Plano Piloto
  • Domingo (11) – CRE Sobradinho

“A vacinação será feita nos postos já existentes, então os profissionais devem ficar atentos à convocação da escola”, alerta o secretário de Educação, Leandro Cruz. “Vamos voltar às aulas presenciais no dia 2 de agosto em todas as escolas da nossa rede. Obedeceremos aos protocolos sanitários, com distanciamento entre os estudantes, aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool gel. Então, teremos um modelo híbrido, em que metade da turma irá para a escola e a outra metade assistirá de casa, alternando-se a cada semana.”

[Olho texto=”As doses restantes serão ministradas aos profissionais de todas as escolas das coordenações regionais de ensino de Ceilândia, Gama, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Representante da Secretaria de Educação (SEE) na reunião com a SES, o secretário-executivo Fábio Sousa explicou que a estratégia de vacinação não mudará. “As escolas vão convocar os profissionais por e-mail, informando o local e a data em que devem se apresentar. Como fazemos desde o início, cada posto terá uma lista com todos os dados dos profissionais da Educação, inclusive o número do CPF. Eles devem se apresentar levando documento pessoal com foto e contracheque”, detalhou.

Desta forma, não há possibilidade de o profissional tomar doses de vacinas diferentes. A lista dos convocados para cada dia e o respectivo local de vacinação também serão publicadas no site da SEE, como vem sendo feito desde o primeiro dia da vacinação dos educadores.

Memória

O Plano de Vacinação da Educação começou em 21 de maio. Na primeira fase, apenas professores das creches públicas, conveniadas com o setor público e privadas foram vacinados, além dos grupos dirigentes das escolas públicas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A primeira etapa contou com vacinas AstraZeneca e Coronavac. Ambas têm protocolo de imunização que exige duas doses para atingir o máximo grau de proteção.

A segunda fase do plano, porém, abarcou todas as demais fases do ensino básico – educação fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio. Essa imunização foi feita com a vacina da Janssen, cujo protocolo de uso prevê dose única.

*Com informações da Secretaria de Educação