07/07/2021 às 13:28, atualizado em 07/07/2021 às 14:39

Cúpula do Planetário será reaberta a partir de sábado (10)

Capacidade de público foi reduzida para 35 pessoas, como medida preventiva contra a covid-19

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”As visitas guiadas à exposição, que têm duração média de 25 minutos, não precisam ser agendadas; grupos devem ter até cinco pessoas” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A partir deste sábado (10), a cúpula do Planetário de Brasília estará aberta, com apresentação de uma sessão diária. O material exibido será selecionado de forma alternada para que a cada dia da semana seja apresentado um filme diferente, com duração média de 45 minutos. A instituição é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Como medidas preventivas à covid-19, a capacidade de público foi reduzida para 35 pessoas. As poltronas serão higienizadas com álcool 70 graus após cada uma das sessões e serão isoladas umas das outras com fita zebrada, de forma que mantenham o distanciamento exigido pelas normas sanitárias.

Com capacidade reduzida, setores do planetário podem ser visitados por pequenos grupos de cada vez | Foto: Divulgação/Planetário de Brasília

No local, segue em cartaz a exposição Uma viagem no espaço-tempo, que apresenta paradas na Lua e um panorama de planetas, nebulosas e galáxias. Todo o conteúdo da exposição pode ser conferido virtualmente neste link .

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O público terá acesso por meio de visitas guiadas conduzidas pelos monitores. Por ora, não há necessidade de agendamento. O percurso tem duração média de 25 minutos. Os grupos são organizados na recepção de forma que cada estação tenha o número máximo de cinco pessoas, para que aglomerações sejam evitadas.

Confira abaixo o esquema de funcionamento.

  • O Planetário de Brasília está em funcionamento de terça a domingo, das 9h às 21h.
  • Entrada gratuita para exposição, apenas no pavimento térreo.
  • As visitas são cronometradas, para facilitar o controle de pessoas, sempre respeitando o distanciamento social.
  • É obrigatório o uso de máscara durante todo o tempo da visita.
  • Haverá 35 senhas a serem distribuídas 30 minutos antes de cada sessão.
  • A fila de espera pode ter duração de 15 a 30 minutos.
  • A exposição está dividida por estações, sendo cada estação guiada por um monitor diferente.

*Com informações da Secretaria de Tecnologia, Ciência e Inovação