07/07/2021 às 09:12, atualizado em 07/07/2021 às 12:58

Mais de 220 toneladas de lixo retiradas do Guará

Programa ‘GDF Presente’ dá uma geral na cidade e arruma de canteiro a portão de parque

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Mônica Pedroso

A última semana foi de muito trabalho para as equipes do GDF Presente no Guará. Operários da administração regional, do Polo Central e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) se dividiram pelas ruas da região administrativa (RA) e fizeram os mais variados serviços, como retirada de entulhos inservíveis, manutenção de hortas, roçagem e o tradicional tapa-buracos.

Programa recolheu 30 toneladas de inservíveis da área de transbordo da Apae | Foto: GDF Presente

Tanto o Guará I quanto o Guará II e o Setor Lucio Costa foram atendidos. Somente de entulhos e inservíveis, os operários retiraram 223 toneladas das ruas. O serviço passou pelas QEs de número 38 a 44, pelo Polo de Modas, no Guará II, e pela Avenida do Contorno, entre outros pontos. Na área de transbordo da Apae, no Guará Park, foram recolhidas 30 toneladas de restos de construção e inservíveis.

A horta comunitária da QE 38 também recebeu cuidados da equipe, que conta com 30 reeducandos do programa Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Além do plantio de novas mudas, foram feitas a manutenção e a construção de mais dois canteiros no local. O Parque Ezechias Heringer também teve o seu portão de entrada consertado e pintado.

De acordo com a administradora do Guará, Luciane Quintana, as ações foram compiladas por meio das solicitações da população via ouvidoria e a partir de vistorias. “A presença do GDF Presente é sempre importante, pois com o reforço na mão de obra e o maquinário, conseguimos intensificar os trabalhos e atender aos moradores”, ressalta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Recolhimento de faixas

A operação tapa-buraco também avançou nas ruas do Guará I. Seis conjuntos das QIs 7 e 9 tiveram as ‘crateras’ fechadas por servidores da Novacap. Dez toneladas de massa asfáltica foram empregadas em 45 buracos nas pistas. “Ali temos um asfalto bastante antigo, e os buracos aparecem com mais facilidade. A operação vai continuar até conseguirmos zerar os estragos”, avisa o coordenador do polo, Luciano Almeida.

As faixas que poluem as ruas e canteiros centrais da RA também foram retiradas. Somente nas avenidas Central e Contorno, os operários removeram 70 peças de propaganda.