09/07/2021 às 18:11, atualizado em 09/07/2021 às 18:37

Ações para primeira infância serão destaque em agosto

Secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social assinou termo de compromisso do Mês da Primeira Infância

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A primeira infância já é prioridade nas ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e estará em destaque durante o Mês da Primeira Infância, iniciativa do Ministério da Cidadania para promover ações voltadas para o público de zero a seis anos de idade. A secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, assinou na quinta-feira (8) o termo de compromisso para promover o tema.

Secretaria de Desenvolvimento Social irá promover o desenvolvimento infantil no Mês da Primeira Infância | Foto: Renato Raphael/Sedes

“O Governo do Distrito Federal atua de maneira intersetorial e na Secretaria de Desenvolvimento Social priorizamos as crianças de zero a seis anos em nossos programas”, afirmou Ana Paula Marra. Destacam-se o Programa Criança Feliz Brasiliense e o Cartão Prato Cheio, ambos em fase de ampliação.

No caso do Programa Cartão Prato Cheio, as famílias com crianças nesta faixa etária são classificadas como grupo prioritário para o benefício de R$ 250,00. A iniciativa já atende 35 mil famílias no Distrito Federal e até o fim do ano chegará a 40 mil. O período também foi expandido para seis meses.

Criança Feliz Brasiliense

Ana Paula Marra também destacou que ainda em julho será iniciada a duplicação do Programa Criança Feliz Brasiliense: o número de famílias acompanhadas passará de 1.600 para 3.200. O programa é voltado para gestantes e famílias com crianças de até três anos, ou seis anos, no caso de cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou existência de medidas protetivas.

A secretária executiva do Comitê Gestor do Programa Criança Feliz Brasiliense, Fernanda Monteiro, ressaltou o compromisso na implementação de ações para esse público. “A capital do país tem se tornado um lugar mais colorido e com muitos ambientes que permitem o desenvolvimento das crianças e o fortalecimento de vínculo familiar, por meio do Prêmio Região Administrativa Amiga da Criança”, afirmou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira Lira de Miranda, a primeira infância é uma janela de oportunidade única no desenvolvimento humano. “Estudos comprovam que quanto melhores forem as experiências da criança durante os primeiros anos de vida e quanto mais estímulos qualificados ela receber, maiores serão as chances de ela desenvolver todo o seu potencial. Por isso, nada mais importante do que cuidar hoje para garantir um futuro mais promissor a ela”, destacou.

 

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social