09/07/2021 às 12:56, atualizado em 09/07/2021 às 14:01

Parada de ônibus ganha pintura e homenageia relação do Brasil com Israel

Ação é promovida pela Embaixada de Israel com o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF

Por Agência Brasília* I edição: Carolina Jardon

Uma das paradas de ônibus da Galeria dos Estados, localizada no Setor Comercial Sul de Brasília (DF), está sendo reformada com uma arte muralista. A pintura faz referência à relação entre Israel e a capital do Brasil e é realizada pela embaixada israelense com o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI-DF).

Para a chefe da diplomacia pública da Embaixada de Israel, Shani Tayar Rabinovich, a arte é a melhor forma de homenagear as coisas que você ama e aprecia. “Decidimos participar deste lindo projeto de restauração de áreas centrais de Brasília para celebrar a amizade e a cooperação entre nossas nações”, destaca Shani.

A ação faz parte de uma revitalização planejada para a Galeria dos Estados, que inclui a participação de cerca de 100 artistas selecionados durante o 4° Encontro do Graffiti | Fotos: Na foto estão os artistas Nivaldo Nunes e Geovani Pedroso, a chefe do EAI-DF, Renata Zuquim e a chefe da diplomacia pública da Embaixada de Israel, Shani Tayar Rabinovich | Divulgação/Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal

A chefe do EAI-DF, Renata Zuquim, acredita que a ação tem o potencial de promover as diversas culturas presentes na capital federal.

“Nossa cidade reúne inúmeras nações que têm muito a agregar. Retratar um pouco dessas culturas nas paradas de ônibus é uma maneira de levar beleza e conhecimento à população que utiliza esses locais diariamente”, afirma.

Carolina Souto, que frequenta a parada todos os dias, concorda. “É beleza, não é? Melhora o aspecto da cidade nas paradas de ônibus e traz até higiene, porque está pintando, está limpando, é uma melhoria”, diz.

Desenho

Os artistas responsáveis pela arte muralista, Nivaldo Nunes e Geovani Pedroso, explicam que o objetivo de sua arte é chegar o mais próximo possível da realidade, ao mesmo tempo em que aplicam a técnica muralista. “Fizemos uma montagem com a Torre de Davi e o Mar Morto, pontos turísticos muito conhecidos de Israel. Também integramos elementos de Brasília como a Ponte JK e os tradicionais ipês”, conta Pedroso ao exibir os rascunhos.

“Nosso propósito é tirar a poluição visual das paradas de ônibus da cidade, como pichações e colagem de cartazes. Então, tiramos isso, pintamos de branco e depois cobrimos com o desenho”, explica Nunes.

A ação faz parte de uma revitalização planejada para a Galeria dos Estados, que inclui a participação de cerca de 100 artistas selecionados durante o 4° Encontro do Graffiti. O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) do GDF em 2020 e as pinturas estão sendo feitas até o dia 11 de julho.

Os artistas responsáveis pela arte muralista, Nivaldo Nunes e Geovani Pedroso, explicam que o objetivo de sua arte é chegar o mais próximo possível da realidade, ao mesmo tempo em que aplicam a técnica muralista

O uso do local onde está sendo feita a arte muralista que relaciona Israel e Brasília foi autorizado após uma articulação do EAI-DF com a Subsecretaria de Terminais (Suter), da Secretaria de Transportes e Mobilidade (Semob).

Curiosidade

Os artistas Nivaldo e Geovani trabalham há anos com arte muralista e têm uma atuação social relevante por meio do Instituto de Artes Nivaldo Nunes (IANN), localizado em São Sebastião (DF).

Atualmente, o IANN atende cerca de 300 crianças carentes da região com projetos de arte muralista, taekwondo e futebol. Por meio do projeto “Sua Cidade Mais Linda”, eles já pintaram mais de 100 paradas de ônibus voluntariamente.

* Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal